domingo, 30 de outubro de 2016

Assú: Filmes de estudantes do CESA são os únicos do Nordeste em festival de cinema no Rio Grande do Sul

Será no dia 19 de novembro no Campus do Instituto Federal do Rio Grande (IFRS) em Alvorada no Rio Grande do Sul a realização do Festival de Cinema Escolar de Alvorada, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e do Projeto de Produção Audiovisual Clube das Cinco, conforme destaca informação contida no seu site oficial. O Festival reúne 133 produções de 52 instituições de ensino do Brasil e do exterior. Obras audiovisuais produzidas por estudantes do Ensino Fundamental, Ensino Médio e de Educação para Jovens e Adultos (EJA) serão julgadas por um corpo de jurados escolhido pela organização. Os participantes serão contemplados em 14 prêmios diferentes.  Melhor Filme; Melhor Direção; Melhor Roteiro; Melhor Ator; Melhor Atriz; Melhor Ator Coadjuvante; Melhor Atriz Coadjuvante; Melhor Produção; Melhor Fotografia; Melhor Direção de Arte; Melhor Som Direto; Melhor Desenho e Mixagem de Som; Melhor Trilha Sonora; e Melhor Montagem.
O município de Assú está representado na fase final do Festival com o filme  Subcapital  que traz em seu enredo “uma crítica ao mundo moderno, e os sete pecados capitais”, segundo informou o professor e orientador Paulo Sérgio Sá Leitão. O docente destacou que a produção é dirigida pelo estudante Hugo Medeiros e o elenco é formado por alunos da segunda série do ensino médio do Complexo Educacional Santo André (CESA).  Além de  Subcapital, mais dois filmes representam o CESA e a cidade de Assú no Festival. A dor da vida em cores de Frida; e A noite. Todos têm a mesma direção, elenco e orientação.
Esse projeto começou ano passado. Fizemos o 1º Festival de Curtas do CESA. Esses filmes foram os premiados, nos inscrevemos no Festival de Cinema Escolar de Alvorada e fomos selecionados. O CESA é única escola do Assú, a única escola do Rio Grande do Norte e do Nordeste [a participar do Festival]”, complementou o professor Paulo Sérgio.
As passagens já estão compradas e a delegação assuense embarca para o Rio Grande do Sul no dia 18 de novembro, um dia antes do Festival na cidade gaúcha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário