quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Órgão sindical em Assú vai à Justiça para que servidores não sejam prejudicados por receber o 13º só dia 30

Está no Diário Oficial do Município do Assú, edição de segunda-feira, dia 19, a Portaria número 1.441/2016, assinada pelo prefeito da cidade, Ivan Júnior (PROS), e pelo secretário municipal de Administração e Recursos Humanos, Francisco Soares. O ato administrativo determina o cronograma de pagamento da folha dos servidores públicos municipais referente ao 13º salário do funcionalismo. Segundo este cronograma, no dia 30 de dezembro, sexta-feira da próxima semana, ocorrerá o pagamento para o pessoal da Secretaria Municipal de Saúde. Para o pessoal dos demais órgãos o desembolso se daria na terça última, dia 20. Sobre o caso, o sindicalista Eurian Nóbrega, coordenador financeiro do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais do Assú, (Sindsep) assegurou que a entidade irá a justiça a fim de evitar que os servidores municipais sejam penalizados.
Vamos entrar com uma ação cobrando os dias. É o que a gente pode fazer do ponto de vista legal, pois na própria Portaria há um compromisso de pagar no dia 30”, ponderou Eurian.
No ponto de vista do sindicalista a decisão poderia ter sido melhor avaliada no intuito de não causar prejuízos financeiros aos servidores de carreira.
Foi uma decisão política e a gestão poderia ter avaliado melhor. Se há essa crise, essa incapacidade de pagamento que nessa decisão não fossem penalizados os servidores de carreira. A maioria dos servidores que tem conta no Banco do Brasil, por exemplo e na Caixa tem a possibilidade de fazer o adiantamento do 13º e fizeram. Do dia 20 até o dia 30 o banco vai cobrar juros”, acrescentou.
Com o não pagamento do 13º salário dos servidores públicos municipais no dia 20 de dezembro Eurian Nóbrega destaca que a gestão municipal descumpre a legislação que trata de tal questão.
O pagamento do 13º até o dia 20 de dezembro é uma lei federal que diz que o pagamento deve ser feito. A gente considera e entende que há essa crise nacional. A gente não ignora o fato de as prefeituras de um modo geral passarem por isso. Agora, percebemos ao abrir o Diário Oficial do Município todos os dias praticamente contratações novas, mudança de nível.... Nós não somos contra a nada e só fazemos essa ressalva para justificar para as pessoas que o pagamento deveria ter sido feito dia 20”.
Eurian Nóbrega concluiu as declarações dadas em entrevista à Rádio Princesa do Vale, enfatizando que o pagamento do 13º salário depois da data limite fixada em lei “pode configurar improbidade administrativa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário