terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Projeto proposto por grupo de escoteiros de Assú e apoiado pelo BNB contemplará 60 crianças e adolescentes

O Projeto de Fortalecimento Familiar e Comunitário proposto pelo 13º Grupo de Escoteiros Maxwell Barros Machado, foi aprovado e receberá patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), no valor de 66 mil reais. A inciativa de acordo com informação enviada por Heberton Rocha que possui livre trânsito junto a entidade escoteira, tem como estratégia oferecer por meio de metodologias lúdicas ferramentas que oportunizem o desenvolvimento integral 60 crianças e adolescentes e 30 famílias, bem como a prevenção e enfrentamento da violência e abuso sexual de criança e adolescentes. Oportunizando processos de formação de lideranças formais e não formais, famílias, e realização de atividades para crianças e adolescentes das regiões mais vulneráveis do município de Assú. O conjunto das ações do Projeto baseia-se na Metodologia do Enfoque Integral, desenvolvida pela organização constitui-se de práticas pedagógicas, envolvendo os mais diversos atores (família, comunidade e Estado), comprometidos com a promoção e defesa de direitos da criança e do adolescente, em situação de vulnerabilidade pessoal e social. Na metodologia CLAVES que propõe um material pedagógico inovador que tem como objetivo uma mudança de cultura nos relacionamentos intrafamiliares, especialmente no trato com as crianças e adolescentes, por meio de uma metodologia lúdica e participativa serão desenvolvidas ações educativas centradas no desenvolvimento de fatores de proteção e na redução de fatores de risco frente à violência infanto-juvenil.
As três intervenções centrais do projeto são:
Formação de lideranças: representantes de Associação de Moradores, Organizações, Instituições, Escolas, PSF, movimentos e outros, visando o estabelecimento de uma rede local de proteção forte e sustentável. Realização de atividades para crianças e adolescentes nos seguintes âmbitos c) Múltiplas Linguagens; d) Escotismo e Cidadania. Para as famílias estão previstas oficinas que desenvolvam as seguintes dimensões: Afetividade e Cidadania.
O Projeto contará com um espaço de articulação e mobilização que se chamará de “Núcleo de Apoio Pedagógico”. Este espaço será utilizado para a realização de oficinas permanentes para os participantes e rodas de Terapia Comunitária para as famílias, além de fazer a conexão entre outros pontos e espaços presentes na comunidade e entorno. Desta maneira, o Projeto fortalece a compreensão de que a comunidade é um espaço protetor e educativo por excelência.
Para todas as ações que serão desenvolvidas a Organização disponibilizará um sistema de Dados, com ferramentas para o Planejamento, Monitoramento e Avaliação dos processos e ações realizadas, além da elaboração de pesquisas que tenham como finalidade a mensuração e a qualificação do impacto frente a realidade em evidência. Outro elemento a se destacar é a estratégia de desenvolvimento individual dos profissionais envolvidos nas atividades. O Projeto contará com um Plano de Formação inicial e permanente mediante as demandas e necessidades de respostas apresentadas ao longo da realização do projeto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário