sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Assú teve mais de cem casos de Chikungunya confirmados no ano passado, revela Sesap

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou boletim atualizado sobre a situação epidemiológica da dengue, febre de chikungunya e zika vírus no Estado do Rio Grande do Norte no ano de 2016. O boletim é um consolidado de todo o ano passado, com dados até a semana epidemiológica número 52, coletados até o dia 31 de dezembro. De acordo com Maria Lima, subcoordenadora de vigilância epidemiológica da Sesap, a tríplice epidemia por arboviroses ocorrida no ano de 2016 no RN aponta uma situação preocupante para o ano de 2017.
Ela alerta com base nos dados, que provavelmente mais de 90% da população do Estado, ainda estará exposta previamente pelo vírus zika e chikungunya. Essa situação poderá contribuir para o aumento da ocorrência de epidemias com formas graves da doença, contribuindo assim para um número elevado de óbitos, já que apenas 18% dos municípios do RN estão em situação satisfatória. A Sesap informa que vem intensificando as ações para um controle vetorial mais eficaz, uma vigilância e uma assistência mais qualificada para a identificação e atendimento dos casos de forma oportuna e recomenda a todos os municípios que realizem o Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa)/Levantamento de Índice Amostral (LIA) até a primeira quinzena do mês de março próximo. Esse indicador entomológico fornece informações importantes para o direcionamento das atividades de controle do Aedes Aegypti. A população também precisa intensificar as medidas de prevenção ao mosquito, entre elas: não acumular lixo em locais impróprios e manter a lixeira fechada, manter as caixas d’água e outros recipientes de armazenamento de água fechados, não deixar água acumulada sobre a laje ou calhas, colocar areia nos vasos das plantas, entre outras.
No Rio Grande do Norte foram notificados 63.482 casos suspeitos de dengue em 2016. Dos 63.482 casos notificados, 9.686 foram confirmados, sendo 9.593 para dengue, 83 como dengue com sinais de alarme e 11 como dengue grave. De Chikungunya foram notificados 27.288, sendo confirmados 8.307 casos. Para a confirmação foram adotados os critérios laboratoriais, clínicos e epidemiológicos. E de Zika foram notificados 5.841 em 2016, com 168 confirmações. Conforme o boletim da Sesap, em Assú durante o ano passado foram notificados 625 casos de Chikungunya. Deste total 106 foram confirmados como positivos. Em se tratando de Dengue foram notificados 738 e confirmados 109. O total de casos notificados alcançou a marca dos 60 e 15 foram confirmados quando o levantamento se refere aos casos de Zika.

Nenhum comentário:

Postar um comentário