quarta-feira, 31 de maio de 2017

Assú: Alunos da Rede Estadual de Ensino se preparam para Olimpíada de Matemática

No próximo dia 06 de junho estudantes de todo o Brasil participarão da Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Mobilizando mais de 51 mil escolas em todo o Brasil, as provas já fazem parte do calendário dos estudantes potiguares. Atenta a essa realidade, a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, em parceria com o Portal Educacional Clickideia, realiza simulados preparatórios para o exame, nas escolas de ensino fundamental II Doutor Manoel Villaça, em Natal, e na escola de educação integral em tempo integral Poeta Renato Caldas, no município de Assú. A informação é do portal oficial do Governo do Estado. Para realização dos simulados, os estudantes têm acesso ao portal educacional Clickideia a partir de logins individuais e se direcionam para a ferramenta de simulados online contendo 20 questões de múltipla escolha, formato semelhante a ser realizado pelos alunos no dia da Olimpíada. Ao finalizar o simulado, os estudantes têm acesso imediato a quantidade total de acertos. Já o professor de matemática, pode tomar conhecimento do total geral de acertos por aluno e por turma, e ainda, utilizar as questões do simulado para reforçar o aprendizado das questões em sala de aula, favorecendo o processo de ensino e aprendizagem.
A estudante Yasmim Sales, cursa o 7º ano na escola Doutor Manoel Villaça e ficou animada com a realização do simulado a partir do portal Clickideia.
Gostei muito da experiência em realizar o simulado para a OBMEP pois, além de saber do resultado na hora, o que é muito prático, acredito que estarei melhor preparada para a prova oficial da olimpíada”, relatou a juvenil.
O professor de matemática José Renato, da escola Poeta Renato Caldas, relatou que “é muito interessante para o aluno saber do resultado de forma imediata e poder se preparar melhor para um exame tão importante para a disciplina de matemática”, finalizou.
A técnica pedagógica da Subcoordenadoria de Ensino Fundamental (SUEF), Teresinha Omar, acompanhou a realização dos simulados pelas escolas parceiras do Portal Clickideia e inferiu que, “a realização dos simulados com os alunos destas escolas, é importante pelo fato de não se constituir apenas como um exercício/treino para a OBMEP, mas por ser um aprimoramento do trabalho formativo dos professores e alunos das escolas contempladas na plataforma,  haja vista, que os mesmos recebem orientações/formações e acompanhamento mensal dos formadores do portal, o que vem diferenciar de outros simulados realizados simplesmente com o objetivo de  treinar os alunos para a resolução de questões padrão das provas de avaliações externas”.
A primeira fase da 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2017) será realizada em todo o país no dia 06 de junho. A OBMEP é dirigida aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio, de Escolas Públicas municipais, estaduais e federais, e Escolas Privadas. O Portal Clickideia é uma plataforma de ensino e aprendizagem digital na web que oferece conteúdos didáticos voltados para as disciplinas da Estrutura Curricular de toda a Educação Básica. Disponibiliza, entre outros recursos, ferramentas interativas de criação, publicação, comunicação e autoria, buscando favorecer a aplicação de metodologias didático-pedagógicas contemporâneas, baseadas na aprendizagem significativa e no sujeito ativo no processo de aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário