sábado, 20 de maio de 2017

Cosern reforça cuidados na segurança com a rede elétrica durante o período junino

O período dos festejos juninos está se aproximando e a Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, intensifica o trabalho que faz ao longo de todo ano para alertar à população sobre os riscos de acidentes com a rede elétrica. Em quase todas as cidades do Rio Grande do Norte são realizados eventos de médio e grande porte no mês de junho e o alerta antecipado vale para todos os atores envolvidos na realização e na participação das festas. Durante os festejos juninos, os principais riscos são aqueles que envolvem a instalação da decoração típica, o manuseio de fogos próximos à rede elétrica, a iluminação de ruas e quadras esportivas que se transformam em palco para as quadrilhas e das barracas que comercializam comidas típicas e fogos de artifício.
Confira as dicas da Cosern:
·Sempre mantenha distância da rede elétrica e não solte fogos de artifício na direção de postes e condutores de energia em hipótese alguma. Os artefatos só devem ser manuseados por adultos e utilizados em locais distantes da fiação, afastados também de bandeirinhas de papel e de outros materiais inflamáveis.
·Não acenda fogueiras próximas de postes ou debaixo de fios elétricos, uma vez que o calor das chamas pode superaquecer a rede, provocando o rompimento da fiação.
·Enfeites de ruas e praças como bandeirinhas, bandeirolas, faixas e outros adereços não podem ser pendurados nos postes da Cosern, pois isso pode provocar acidentes.
·Não solte balões, pois, além de crime, trata-se de uma brincadeira de alto risco, especialmente se o balão entrar em contato com um fio energizado ou cair dentro de uma subestação. Nesse último caso, pode haver risco de explosões.
·Não faça ligações clandestinas de energia para iluminar arraiais ou barraquinhas que comercializam comidas típicas e fogos de artifício. Além de sobrecarregar o sistema, elas representam risco de curto-circuito, acidentes graves e é crime previsto no Código Penal Brasileiro. A Cosern reforça que é necessário solicitar a ligação provisória de energia elétrica para realização de festas juninas. O prazo mínimo para fazer a solicitação da ligação provisória, protocolado numa das agências de atendimento presencial da Cosern ou na rede credenciada, é de no mínimo 03 (três) dias úteis de antecedência da data desejada e são exigidos os seguintes documentos:
·RG e CPF, se pessoa física;
·Cópia do contrato social ou requerimento de empresário (conforme o caso);
·RG e CPF do representante legal, se pessoa jurídica;
·Alvará de funcionamento emitido pela prefeitura ou órgão responsável, em locais públicos;
·Escritura pública ou particular, para os casos de solicitação em local particular.
·Em eventos de maior porte, como shows e concursos de quadrilhas, é importante ter uma proteção elétrica nas instalações que contemplem a distribuição das cargas e proteção seletiva. Apenas os profissionais capacitados podem executar esse serviço.
·A montagem de barraquinhas, camarotes, arquibancadas, palanques, palcos e a utilização de veículos de som devem levar em conta a distância mínima de segurança em relação à rede elétrica e contar com o devido aterramento elétrico. Durante a montagem e a desmontagem, os operários deverão ficar atentos a essa distância e manusear ferramentas e peças metálicas com cuidado.
Em caso de acidentes, a Cosern reforça os seguintes alertas:
·Não se aproxime de fios caídos, isole o local e não deixa outras pessoas se aproximarem.
·Ligue imediatamente para o Samu (192), Corpo de Bombeiros (193) e Cosern (116).
Foto: Mossoró Cidade Junina 2011/Luciano Lellys/Cosern/Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário