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quinta-feira, 4 de maio de 2017

Selo Fiscal de Controle implantado no RN deixará água envasada mais cara em Assú

Desde o dia 02 de maio a lei que exige a obrigatoriedade do Selo Fiscal de Controle nos vasilhames de água mineral ou água adicionada de sais está em vigor no Rio Grande do Norte. A medida, sancionada pelo governador Robinson Faria (PSD) em junho do ano passado, é válida para todos os vasilhames de água mineral natural ou adicionada de sais em circulação no Rio Grande do Norte, mesmo que sejam provenientes de outros estados brasileiros. O selo tem cores diferentes. A de cor azul é para as águas minerais e de cores verdes para as adicionadas de sais, sendo esta uma forma de ajudar consumidor, na hora da compra, a diferenciar os tipos de produto. Com a implantação do Selo Fiscal de Controle, somente permanecerá no mercado as empresas que estiverem organizadas administrativamente e que seguirem à risca o controle de segurança alimentar exigido pelos órgãos fiscalizadores. O empresário George Darlos bioquímico da Água Amana em Assú explicou como essa novidade irá impactar o bolso do consumidor.
A Amana já está operando com o selo Fiscal e isso para o consumidor vai acarretar um acréscimo no valor do produto. A água que em Assú o preço girava em torno de R$ 3,00 agora vai ficar na faixa dos R$ 4,00. Alguns revendedores estão comercializando ao preço de R$ 3,50 ou R$ 4,50. Mas o certo é que houve esse aumento”, afirmou.
Goerge Darlos acrescentou que essa elevação que chaga ao consumidor final começa na fonte uma vez que “o governo pautou o preço mínimo na fonte de R$ 1,50 e tem a exigência do Selo Fiscal. Ou seja, a arrecadação vai aumentar que não podemos mais faturar a água no preço que vendíamos antes (R$ 1,10). Passamos [esse aumento] para os distribuidores que passam para o consumidor final”, concluiu.
Nesta última terça-feira, houve uma palestra no auditório do Sebrae onde os revendedores de água de Assú foram orientados a formular o preço final do produto em decorrência da nova exigência e consequentemente a elevação no preço para o consumidor final. Tal palestra foi ministrada por George Darlos que apresentou uma tabela detalhada com todos os custos ao quais serviram como base para definir o preço que cada revendedor poderá aplicar garantindo ganho para ele e o seu cliente.

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