Ótica Visual

Ótica Visual

terça-feira, 6 de junho de 2017

Sesap mantém campanha da Influenza a grupos prioritários até dia 09

A Subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou nota sobre a distribuição da vacina contra a gripe (influenza) para todas as faixas etárias da população a partir desta segunda-feira (05), enquanto durarem os estoques, conforme orientação do Ministério da Saúde. Considerando que as Secretarias Estaduais são autônomas para definir a liberação ou não da vacinação para todas as faixas etárias, a Sesap/RN decidiu orientar os gestores municipais a manter a campanha de vacinação contra a influenza apenas para os grupos prioritários já definidos, até o dia 09/06/2017. Após essa data, a ampliação para outros grupos dependerá de análise técnica da SESAP em consenso com os municípios, de forma a garantir o atendimento pleno dos grupos já definidos. De acordo com a subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica, Maria Alves de Lima, a decisão da Sesap tem o objetivo de evitar a falta de doses da vacina para os grupos prioritários até o término da prorrogação da campanha.
Os municípios que já atingiram a meta de 90% terá um número de doses reduzidas para oferecer a população, justamente pelo fato de que apenas as doses não aplicadas nos grupos prioritários serão oferecidas neste momento”.
Além disso, não há previsão de envio de lote extra de doses da vacina da influenza pelo Ministério da Saúde e que todas as doses foram distribuídas para os municípios. No Rio Grande do Norte foram aplicadas 560.789 doses, apresentando uma cobertura vacinal de 77,94%, onde apenas 48 municípios (29%) atingiram a meta de 90% para os grupos prioritários.  Além disso, o único grupo prioritário que atingiu a meta da campanha no RN foram os indígenas (90,43%). Os demais grupos atingiram o seguinte percentual: Professores (83,58%), Idosos (82,25%), Trabalhadores da Saúde (81,81%), Puérperas (81,18%), Gestantes (71,07%), e as Crianças (67,25%), apresentando o menor percentual de cobertura vacinal dentre os grupos.
Fonte: Sesap

Nenhum comentário:

Postar um comentário