domingo, 23 de julho de 2017

UERN realiza solenidade de Colação de Grau no Campus Avançado de Assú

Cumprindo a missão de contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da região onde está inserida, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) entrega mais 87 novos profissionais capacitados para enfrentar os desafios do mercado e da vida. A conclusão deste ciclo de formação foi celebrada na noite desta quinta-feira, 20, em solenidade de Colação de Grau, no Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão, em Assú
Presidida pelo vice-reitor, professor Aldo Gonim Fernandes, a cerimônia foi prestigiada por familiares, parentes e amigos dos formandos, pelo prefeito de Assú Gustavo Soares, e por professores e diretores de unidades. Em um auditório lotado, os concluintes receberam o diploma pela formação nos cursos de Ciências Econômicas, Pedagogia, Letras, História, do Campus Avançado de Assú e no curso de Letras, do Núcleo Avançado de Educação Superior de Macau.
A oradora da turma, Maria Luiza de Oliveira Araújo, do curso de Ciências Econômicas, do Campus de Assú lembrou dos desafios e dificuldades enfrentadas para concluir a graduação, das abdicações, das alegrias, das superações e dos apoios que contribuíram para cada um dos formandos chegar à solenidade desta noite. 
Hoje é um momento de festa e agradecimento”, frisa.
A cerimônia de colação de grau traz consigo uma emoção simbólica carregada de histórias de vida de cada um dos concluintes. Narrativas como a de Joelton Ramos da Silva, que concluiu o curso de História e foi o juramentista da turma. Natural de Pendências, Joelton Ramos precisou superar as dificuldades financeiras, a distância e os percalços no caminho para concluir esta etapa. Hoje, ele fala com emoção e orgulho de ser o primeiro membro de sua família a conquistar o título de graduado.
É uma alegria muito grande”, frisa, destacando que pretende fazer um mestrado e seguir na carreira acadêmica.
Semelhante a Joelton Ramos, a maior parte dos graduados na noite de quinta-feira é o primeiro de sua família a concluir uma graduação, como lembrou a paraninfa da turma a professora Dr. Marlúcia Barros Lopes Cabral, diretora do Campus de Assú.
Mais de 70% dos alunos na Universidade são de famílias menos favorecidas”, disse a professora, ressaltando o papel da Universidade na transformação de vidas. Ela enfatizou ainda a importância e a responsabilidade dos graduados em usar sabedoria com compromisso e agir de forma responsável e comprometida.
Para o vice-reitor Aldo Gondim, a UERN se orgulha em ser protagonista na transformação social e econômica do município e região onde está instalada.
A UERN é uma universidade pública, gratuita e de muita qualidade”, enfatiza. A qualidade reconhecida nacionalmente se deve, principalmente, segundo o vice-reitor, aos servidores e todos aqueles que fazem a instituição.
O professor Aldo Gondim parabenizou a todos os formandos e destacou que “as portas da UERN estarão sempre abertas para recebê-los”, em referência à possibilidade da educação continuada. Atualmente, a instituição possui 20 cursos de mestrado, dois doutorados e 20 especializações, o que possibilita aos graduados a retornarem à Universidade para se capacitar e se qualificar.
Ainda durante a solenidade, os graduados Érika Miranda de Souza, Ciências Econômicas, Francisca Cristiane Cavalcanti da Silva, do curso de Pedagogia, Aldo Guilherme de Silva, do curso de Letras – Língua Portuguesa; e Lázaro Vieira Almeida de Oliveira Júnior, do curso de Letras- Língua Inglesa, todos do Campus Avançado de Assú foram homenageados com a Comenda do Mérito Acadêmico. Também foi prestada uma homenagem especial ao professor Aldo Gondim, que foi aplaudido de  pé pela comunidade acadêmica pelo trabalho desenvolvido por três décadas em prol da UERN.
Fonte: Site oficial da UERN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário