segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Com apenas 16% de sua capacidade Barragem Armando Ribeiro Gonçalves poderá entrar em volume morto até o final do ano

O Vale do Açu está correndo um sério risco de entrar em colapso no abastecimento hídrico. Isso deve-se ao fato de a Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves localizada em Itajá, considerado o maior reservatório artificial de água do Rio Grande do Norte está atualmente com apenas 16,81% e não está descartada a possibilidade de entrar em volume morto no mês de dezembro. A expectativa preocupante foi amplamente discutida na última semana durante a realização de uma reunião na qual se discutiu a alocação de água tanto da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves quanto do rio Açu. Angelo Guerra que representou o DNOCS na oportunidade, afirmou que saiu “da discussão bastante preocupado com a situação hídrica Rio Grande do Norte onde o seu maior reservatório pode não ter água suficiente para continuar abastecendo cerca de 40 cidades até o final do ano”.
O Diretor-presidente do IGARN destacou a importância das ações de fiscalização e monitoramento, conjuntas realizadas pela ANA e o Instituto no intuito de garantir a melhor gestão dos recursos hídricos na bacia que é de jurisdição federal.
Mesmo sendo uma bacia federal, o Governo do Estado através do IGARN vem dando todo o apoio necessário para a gestão. Pois o Governador solicitou que estivéssemos à disposição para atender aos usuários do Estado”, ressaltou Josivan Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário