quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Políticas públicas e direitos das pessoas surdas serão discutidas durante mesa redonda no Cine Teatro Pedro Amorim

No próximo dia 26 de setembro haverá uma mesa redonda a partir das 19h no Cine teatro Pedro Amorim. A programação faz parte do ‘Setembro Azul’ movimento mundial que dá notoriedade as lutas e conquistas da comunidade surda. Quem prestou mais informações foi Adailton Ramos diretor de eventos da Associação dos Surdos de Assú (ASA) que realiza o evento juntamente com a Escola Estadual Juscelino Kubitschek.
Setembro Azul é a marca registrada dos surdos no Brasil. A escolha do azul se deu por ser uma cor que eles mais gostam. A necessidade do direito da pessoa surda é algo notório e em nossa cidade a Escola JK tem sido destaque pois dispõe de uma equipe que atua na educação especial. Temos professores, instrutores e intérpretes de LIBRAS [Língua Brasileira de Sinais considerada a segunda língua oficial do país a qual se volta para a comunidade surda]”.
Adailton acrescentou que a ideia de promover o acontecimento se deu quando a Escola Estadual Juscelino Kubitschek buscou realizar algo em alusão ao Dia Nacional do Surdo que será na próxima terça-feira.
26 de setembro é o Dia Nacional do Surdo e a equipe da educação especial da Escola pensou numa palestra inclusiva para abordar os direitos da pessoa surda e muitos não sabem que têm esse direito”.
Para concluir Adailton Ramos disse que outras unidades de ensino na cidade estão preparadas para receber pessoas surdas ou que tenham outra necessidade especial, embora no JK haja a maior equipe de profissionais em atuação sendo ele um dos seus integrantes. Ainda sobre o evento que terá como palestrantes professores de Português e LIBRAS, além de representantes da ASA, Adailton reforçou que toda a comunidade assuense poderá participar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário