terça-feira, 10 de outubro de 2017

Lagoa do Piató: Onde foi água é estrada

Não está nada fácil a situação hídrica no município de Assú e em todo o Vale do Açu. A Barragem Armando Ribeiro Gonçalves está com menos de 15% da sua capacidade total de armazenamento com previsão de entrar em volume morto no mês de dezembro quando segundo previsões de especialistas ficará com apenas 10% de água causando um colapso no abastecimento hídrico de várias cidades potiguares, deixando com sede mais de cem mil pessoas na região.
Chegando ao volume morto a água não passará mais por gravidade na torre de tomada d´água e o rio seca”, explicou o engenheiro do DNOCS em Assú, Rafael Mendonça.
A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), terá que se desdobrar para ter condições de continuar ofertando o precioso liquido.
A escassez de chuva que faz a Barragem penar, é a mesma que fez secar a Lagoa do Piató na zona rural de Assú.
Quem diria que um dia alguém veria essa cena. A lagoa totalmente seca”, disse uma moradora do Porto Piató enquanto um motociclista seguia rumo a outra comunidade rural por um caminho que se formou onde uma dia só havia água banhando de fartura o lugar.
O reservatório que mede cerca, de 18 quilômetros de extensão tem capacidade para armazenar até 96 milhões de metros cúbicos. No próximo dia 16 de outubro, segunda-feira haverá uma reunião pública para tratar da revitalização do manancial. A iniciativa do encontro é do Grupo Lagoa Viva. Para saber mais clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário