domingo, 8 de outubro de 2017

Novo prazo: Construção da UPA de Assú deverá ser concluída em dezembro de 2017

O portal G1/RN publicou notícia dando conta que o Ministério da Saúde está avaliando a situação de quatro dos cinco municípios potiguares que contam com obras de Unidades de Pronto Atendimento (UPA). Assú, Caicó, Macau, Santo Antonio e São José de Mipibu poderão passar por uma auditoria do Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (Denassus) e serem obrigados a devolver os repasses federais, que somam 10 milhões de reais, recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A maior parte das construções está parada ou atrasada, conforme apurou o próprio G1. Algumas delas já estão em fase de conclusão ou mesmo concluídas, mas ainda dependem de um acordo entre vários municípios para começarem a operar. As prefeituras gestoras das obras alegam que não têm dinheiro para manter as unidades abertas com recursos próprios. Em nota, o Ministério da Saúde informou que foram repassados recursos para construção das UPAs referentes às duas primeiras parcelas, de um total de três.
Para receber a terceira e última parcela, é obrigatório que as gestões locais insiram no Sistema de Monitoramento de Obras da pasta (SISMOB) o atestado de conclusão de obras e comprovem o início de funcionamento das unidades, o que não aconteceu em nenhum dos casos”, ressaltou.
Ainda de acordo com o G/RN, o governo federal, informou que os gestores locais foram notificados e, com exceção de Assú, que solicitou prorrogação de prazo para conclusão da obra para dezembro de 2017, nenhum outro município respondeu. Por isso os demais projetos vão à auditoria e poderão ser cancelados.
Após a publicação da reportagem, o município de Caicó entrou em contato do G1 e informou que solicitou a prorrogação do prazo em junho deste ano. Já a Prefeitura de São José de Mipibu afirmou que a obra já está pronta e depende apenas da instalação elétrica da companhia elétrica do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário