domingo, 21 de janeiro de 2018

Ocupação de áreas de risco será tema de audiência pública nesta quarta-feira em Assú

Arquivo ilustrativo
Nos últimos dias alguns setores da cidade tem sentido os efeitos da ocupação sem planejamento. Depois das chuvas do final de semana, moradores tiveram suas casas invadidas pela água causando danos e deixando famílias desabrigadas nos bairros Dom Eliseu, São João e até no Centro. O Ministério Público Federal (MPF) está de posse de um mapeamento que foi feito em Assú pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais – CPRM, empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia com as atribuições de Serviço Geológico do país. No dia 14 o prefeito do município Gustavo Soares (PR) se reuniu com o representante do MPF. O chefe do Executivo foi recebido em audiência pelo procurador federal Victor Queiroga. De acordo com informação da Secretaria Municipal de Comunicação e Ouvidoria o gestor municipal se fez acompanhado na ocasião pelo procurador geral do município, Frederico Bernardo; o controlador geral do município, Pablo Ramos; e, o secretário de Meio Ambiente, Jonaelson Medeiros. Este último também coordena a Defesa Civil local.
O diálogo com o titular do MPF versou sobre o citado mapeamento o qual identifica pontos do Assú potencialmente apontados como espaços físicos passíveis de alagamentos. A partir da notificação feita ao município pelo MPF, o prefeito Gustavo Soares propôs que, pela relevância do tema e a necessidade de ampliar a discussão para todo o conjunto da sociedade assuense, pudesse ser amadurecida a realização de uma Audiência Pública sobre os pontos habitados do município e que se situam dentro de zonas consideradas sob a ameaça de inundação. Será uma oportunidade, observou o prefeito, para dar ciência do caso à população e tratar das medidas que deverão ser adotadas em caso de necessidade de evacuação.
A data já está definida. O citado evento, que terá a administração municipal como partícipe, está previamente agendado para o dia 24 de janeiro, quarta-feira, a partir de 09h no Plenário da Câmara Municipal do Assú oportunidade em que irá “tratar das intervenções que a Autoridade Federal considerou urgentes no Programa Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres do Governo Federal, em áreas do Município que são consideradas de Alto Risco de inundação”, segundo Jonaelson Medeiros.
A população assuense como um todo é convidada para estar presente ouvindo e fazendo colocações a respeito desse tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário