quinta-feira, 7 de junho de 2018

Assú: Secretaria prepara realização de novo mutirão de cirurgias de catarata

Imagem meramente ilustrativa
Possivelmente ainda durante o curso deste mês de junho a Prefeitura do Assú, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a clínica oftalmológica HGO, promoverá um novo mutirão de procedimentos cirúrgicos para correção de catarata. A informação é prestada pelo titular do órgão público, Luís Eduardo Pimentel Soares. Ele declarou que a Secretaria já tem pré-identificados os pacientes que poderão ser submetidos à intervenção cirúrgica. Disse que tão logo os preparativos estejam finalizados a data do mutirão será anunciada publicamente. Hoje, o único tratamento para catarata é o cirúrgico, durante o qual é feita a substituição do cristalino danificado por uma lente artificial que recuperará a função perdida. Luís Eduardo destacou que a operação é uma medida segura e que possui elevado impacto na melhoria da qualidade de vida do paciente.
Com a cirurgia é possível permitir à pessoa acometida de catarata voltar a enxergar e ter uma vida normal”, complementou.
A catarata é uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino (lente situada atrás da íris cuja transparência permite que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina para formar a imagem), o que compromete a visão. Como os raios luminosos não conseguem atingir plenamente a retina onde se situam os receptores fotossensíveis, o portador de catarata tem dificuldade para enxergar com nitidez. A notícia é do blog Pauta Aberta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário