segunda-feira, 11 de junho de 2018

ENGIE: Quintais Produtivos conclui fase de implantação do projeto em Assú com demonstrativo de resultados

Iniciado no mês de março, o projeto Quintais Produtivos concluiu, na quarta-feira (06), sua fase de implantação nas comunidades rurais de Bela Vista Piató e Assentamento Prof. Maurício de Oliveira, na cidade de Assú. Cada grupo de beneficiários apresentou, em sua respectiva comunidade, o demonstrativo dos resultados atingidos até o momento, assim como a exposição dos objetivos que pretendem alcançar a longo prazo. Pela manhã, o seminário aconteceu na sede da associação comunitária do Prof. Maurício de Oliveira. Já à tarde, o encontro ocorreu no salão da Assembleia de Deus, na comunidade Bela Vista Piató. Nos dois encontros, as comunidades puderam ver os resultados obtidos pelo projeto, como a exposição de hortaliças e aves caipiras. A iniciativa da ação é da ENGIE Brasil Energia, por meio de Subcrédito Social do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) vinculado à instalação da Usina Termelétrica Ferrari, localizada em Pirassununga (SP), que teve aporte direcionado para as comunidades situadas no entorno da Usina Solar Assú V. Ao todo, foram investidos cerca de R$ 200 mil. O Projeto Quintais Produtivos consistiu na instalação de hortas comunitárias em 17 propriedades das comunidades, todas beneficiadas por ações e equipamentos que levam em consideração o melhor aproveitamento dos recursos naturais, como a criação de galinha caipira, manejo ecológico do solo, a agricultura familiar, gerenciamento de recursos hídricos e a gestão da pequena propriedade rural.
O projeto foi nota 10. Só tenho a agradecer, pois os avanços foram maravilhosos e a semente foi plantada. Já comecei a comercializar minhas hortaliças e a expectativa é de multiplicar”, declarou a líder comunitária do Piató e participante do projeto, Franciane Bezerra.
O projeto atende um dos pilares mantidos pela empresa, que se preocupa com a sustentabilidade e responsabilidade social e ambiental das comunidades onde ela está inserida. Todos os insumos, como ferramentas de jardinagem, sementes para hortaliças, distribuição de pintos, ração, vacinas e capacitação dos beneficiários foram assegurados no decorrer dos dois meses do projeto.
Por meio desse e de outros projetos, construímos a imagem positiva da ENGIE junto à comunidade de Assú durante a fase de implantação da usina. Agora com a fase de operação, acreditamos que esse relacionamento será mantido por meio de ações corporativas que a ENGIE desenvolve onde está presente”, afirmou o gerente do Projeto Assú V, Giuliano Pasquali.
Os Quintais Produtivos consistem em mecanismos simplificados de produção de alimentos para famílias carentes que residem em pequenas propriedades. Localizado ao redor da casa, são uma prática tradicional consorciada de cultivo de espécies vegetais e de criação de animais que produzem o ano inteiro. O projeto ainda contou com apoio da Prefeitura Municipal de Assú.
Responsabilidade Socioambiental
No período de implantação da Usina Solar Assú V, várias atividades foram desenvolvidas pela ENGIE Brasil Energia com foco em projetos socioambientais: Capacitação e aproveitamento da mão de obra local, com realização de cursos gratuitos no setor de energia solar para comunidade assuense; realização do Projeto Capacitar, promovendo capacitação gratuita sobre Leis de Incentivo Fiscal em Assú e região; e cursos gratuitos sobre agroecologia para moradores das comunidades situadas no entorno da usina, sendo o Quintais Produtivos mais um projeto aliado com o meio ambiente e a sustentabilidade. Outras ações de preservação ao meio ambiente também foram desenvolvidas nos nove meses de implantação da Usina como o replantio de 1.360 mudas em área próxima à Usina; recuperação de áreas degradadas; monitoramento e controle de processos erosivos e monitoramento da fauna que circunda a região do empreendimento.
Fonte: Assessoria Zumba

Nenhum comentário:

Postar um comentário