quarta-feira, 10 de outubro de 2018

Cerca de 17% do eleitorado assuense deixou de votar no primeiro turno

Dos mais de 41 mil eleitores que segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estavam aptos, a votar no último domingo no município de Assú, menos de 30 mil foram as urnas o que representa uma abstenção em torno de 17%. A informação foi dada pelo chefe do cartório da 29ª Zona Eleitoral, Rogério Torres. Na sede da Justiça Eleitoral em Assú, no primeiro turno foi colocada a disposição do eleitor uma mesa receptora de votos para justificar a ausência do domicílio eleitoral. Quem pretende justificar a ausência tem 60 dias após o pleito para tal procedimento.
O eleitor que perder esse prazo quando for regularizar sua situação eleitoral, terá de pagar uma multa 3 reais e 61 centavos por votação não comparecida (cada turno é uma eleição).
O TSE esclarece que a não regularização da situação com a Justiça Eleitoral pode resultar em sanções, como impedimento para obter passaporte ou carteira de identidade para receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público.
A não justificativa também pode impedir que o eleitor participe de concorrência ou administrativa da União, dos estados, Distrito Federal e municípios, além de ficar impedido de se inscrever em concurso público ou tomar posse em cargo e função pública. Para acessar o formulário virtual de justificativa eleitoral pode clicar aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário