terça-feira, 6 de novembro de 2018

Campus Ipanguaçu é pioneiro em curso de Avicultura na história do IFRN

O programa Mulheres Mil está inserido no conjunto de prioridades das políticas públicas do Governo brasileiro, especialmente nos eixos promoção da equidade, igualdade entre sexos, combate à violência contra mulher e acesso à educação. Estruturado em três eixos - educação, cidadania e desenvolvimento sustentável - o programa possibilita a inclusão social, por meio da oferta de formação focada na autonomia e na criação de alternativas para a inserção no mundo do trabalho, para que essas mulheres consigam melhorar a qualidade de suas vidas e das de suas comunidades. O Campus Ipanguaçu foi contemplado no Edital de 2018, lançado pela PROEXT com o Curso de Avicultor, durante 05 meses e distribuído em 200hs. O Projeto Avicultor, no âmbito do Programa Mulheres Mil, tem como objetivo geral proporcionar a atuação das egressas como Avicultoras, priorizando-se a retomada e continuidade dos estudos via elevação da escolaridade, promovendo formação técnica, ética e cidadã para atuarem como mão-de-obra especializada na atividade avícola ou empreender e gerenciar seu próprio empreendimento.
O Projeto Avicultor é pioneiro na história do IFRN Ipanguaçu, bem como na oferta de projetos da modalidade do FIC Mulheres Mil ofertadas pela PROEXT. Trata-se de uma proposta inovadora e ousada para a região, no sentido da quebra de alguns hábitos, quanto ao manejo das aves e ao mesmo tempo, quanto a possibilidade de inserção de uma nova possibilidade de renda através da criação de codornas”, disse a professora Sandra Maria Campos Alves, coordenadora do projeto.
A ideia é lançar um novo olhar sobre a possibilidade de abertura de novas fontes de renda, a baixo custo, a curto prazo e com pouco manejo. Dessa forma acreditamos que haverá um retorno bastante promissor das mulheres envolvidas no projeto, bem como da possibilidade de repasse das técnicas para as comunidades de origem. Obtivemos quase 70 inscritos e selecionamos 30 mulheres, mas já fomos procuradas para a possibilidade de uma abertura para a oferta no ano que vem. Estamos otimistas quanto aos resultados do final do projeto”, completou.
Fonte: IFRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário