terça-feira, 20 de novembro de 2018

Profissionais de imprensa participam de coletiva durante Exercício CRUZEX 2018

Cerca de 100 profissionais de imprensa e mídia especializada em aviação participaram, na manhã desta segunda-feira (19), de uma coletiva sobre o Cruzeiro do Sul Exercise - CRUZEX 2018. O Diretor do Exercício, Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros, apresentou os principais aspectos do treinamento e respondeu às perguntas, acompanhado dos representantes de outros sete países.
O oficial-general brasileiro falou sobre os objetivos, a estrutura e a programação da CRUZEX.
O objetivo principal é melhorar a interoperabilidade, tanto com Marinha e Exército Brasileiro, como em conjunto com as Forças estrangeiras. Por isso, precisamos treinar nossas equipagens de combate, ou seja, o pessoal em voo e em solo”, ressaltou.
Foto oficial: Divulgação - FAB
A oitava edição do Cruzeiro do Sul Exercise, a CRUZEX 2018, maior exercício multinacional e conjunto realizado pela Força Aérea Brasileira (FAB), reúne representantes do Brasil e mais 13 países – sendo que sete deles participam não só com militares, mas também com aeronaves. No treinamento, que ocorre em Natal além do Brasil, também Canadá, Chile, Estados Unidos, França, Peru e Uruguai estão com aeronaves no exercício.
Divulgação
Do Canadá, são mais de 40 militares pertencentes à Força Aérea e ao Exército Canadense, para dar suporte ao cargueiro CC-130J Hercules – do 436 Esquadrão de Transporte. Entre as missões previstas para o avião durante a CRUZEX, está o lançamento de paraquedistas brasileiros.
A Força Aérea Chilena participa com cinco caças F-16 e um reabastecedor KC-135. A delegação, entre pilotos e equipes de manutenção, terá em torno de 90 militares, segundo explica o Coronel Pineda. Essa é a quarta vez que o Chile participa da CRUZEX, assim como o Brasil costuma participar do Exercício Salitre, promovido pelos chilenos - sendo que o último foi em 2014.
Os Estados Unidos participam com aproximadamente 130 militares, um reabastecedor KC-135 e seis caças F-16. O Tenente-Coronel Dennen, da Força Aérea dos Estados Unidos, explica que, no cenário internacional contemporâneo, um país, isoladamente, não consegue resultados. Por isso, é preciso trabalhar em conjunto.
Divulgação
A França está presente com uma aeronave C-235, que fica baseada na Guiana Francesa. O avião treinará ações de transporte aéreo em conjunto com os brasileiros, participando dos chamados “COMAOs”, sigla em inglês para Composite Air Operations, em que um pacote de diversas aeronaves, de naturezas distintas, decolam em sequência para - em tempo e espaço limitados - realizar missões com objetivos comuns ou complementares.
O Peru, embora já tenha participado da CRUZEX com observadores militares, trará aeronaves pela primeira vez nesta edição do exercício. São quatro caças A-37B e quatro caças Mirage 2000, com uma comitiva que gira em torno de cem militares.
O Uruguai, deslocou para a CRUZEX 2018 com quatro caças A-37 e aproximadamente 30 militares, já atuou em conjunto com a FAB em treinamentos anteriores, segundo o Coronel Parentini.
Na edição de 2018 não haverá o Portões Abertos que é a oportunidade que a sociedade tem de conhecer as aeronaves que participam do Exercício. Mesmo assim está sendo disponibilizado um cadastro para quem desejar visitar a CRUZEX seja de forma individual ou em grupo. Para saber mais, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário