terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Captação na Barragem Armando Ribeiro ainda não atingiu nível suficiente para garantia de abastecimento regular

Foto: Anderson Barbosa/G1
As cidades de Triunfo Potiguar, Paraú, Campo Grande, Messias Targino, Janduís e Patu que são atendidas pela adutora Médio Oeste, continuam em rodízio porque a captação na Barragem Armando Ribeiro ainda não atingiu nível suficiente para o abastecimento regular. A notícia foi divulgada através do site oficial da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). Em função do baixo volume do reservatório a cidade de Patu vem apresentando irregularidade no abastecimento. A Barragem Armando Ribeiro está com 20% de sua capacidade segundo dados divulgados recentemente pelo Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn).
Assú também está sendo abastecida em sistema de rodízio como informou o gerente da unidade regional da Caern, Antonio de Pádua.
Estamos em rodízio e abastecemos Assú cumprindo determinação da Agência Nacional das Águas a qual define que as cidades que estão ligadas ao leito do rio Açu sejam abastecidas dessa forma. No final de três dias cada bairro ficou um dia sem água. Atualmente abastecemos 70% da cidade todos os dias”, afirmou.
Ainda segundo a informação na página virtual da Caern, a redução no nível da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves vem trazendo dificuldades para o abastecimento das cidades atendidas pela Adutora Sertão Central, a partir do Canal do Pataxó. As cidades de Angicos, Fernando Pedrosa, Lajes, Caiçara, Pedra Preta, Cachoeira do Sapo, Jardins de Angicos, Riachuelo e a comunidade de Mulungu são os locais mais afetados pelo abastecimento irregular. Com a situação de escassez hídrica, a Caern providenciou o bombeamento da água do rio Piranhas-Açu para o Canal do Pataxó, porque a redução do nível na barragem não permitia mais que a água chegasse naturalmente, por gravidade. No momento a situação está controlada, mas a redução no nível da barragem pode impactar o abastecimento no futuro. Cidades que ainda não tiveram problemas no abastecimento ainda correm risco, em caso de redução considerável do volume de água da barragem. Assim será necessário avançar as bombas que captam água para abastecer Carnaubais, Pendências e Alto do Rodrigues. Estas três cidades captam diretamente do Rio Piranhas/Açu. O mesmo ocorre com a cidade de São Rafael, que poderá ter sua captação mudada dentro da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves caso não haja elevação no volume de água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário