sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

Diretor do Igarn diz que o órgão não tem estrutura para monitorar barragens do Rio Grande do Norte

O Rio Grande do Norte possui 531 barragens espalhadas em seu território. À luz da tragédia em Brumadinho, Minas Gerais, a preocupação é de que um incidente semelhante possa acontecer no estado potiguar. Para evitar tragédias, é necessário que as barragens estejam sendo periodicamente monitoradas. O Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte é o responsável por essa fiscalização. Contudo, o diretor presidente do órgão, Caramuru Paiva, avaliou que hoje o Igarn não possui estrutura suficiente para vistoriar todas as barragens.
A estrutura não é suficiente. Temos somente duas profissionais técnicas, que deram conta de fazer o monitoramento de 60 barragens em 2018. Mas precisamos de mais pessoal. Vamos apresentar à Agência Nacional de Águas (ANA) um plano de ação para ampliar a quantidade de profissionais, ao menos de forma provisória. Além disso, precisamos de uma consultoria para cinco ou dez barragens que requerem um olhar mais atento. Para isso acontecer é necessário um aporte de investimento”, aponta Caramuru em entrevista concedida ao programa Manhã Agora do jornalista Tiago Rebolo, apresentado na rádio Agora FM (97,9 FM).
De todas as barragens, é a de Passagem de Traíras, em São José do Seridó, que mais preocupa. Ela, entretanto, não é de responsabilidade do Igarn. Como o rio que alimenta o Seridó começa na Paraíba, trata-se de uma esfera federal, que é de jurisdição da ANA.
No caso de Passagem de Traíras, o empreendedor responsável direto é a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), mas diante desse quadro em Brumadinho, vemos que não dá mais para protelar com esse problema. Felizmente, algumas medidas já haviam sido tomadas. A ANA recomenda que na condição em que a barragem está lá, só se permita chegar a 6% de capacidade. A comporta foi aberta e hoje estamos com 0,8% da capacidade. De toda forma, como é um reservatório importante para a economia do estado, ele precisa ser recuperado”, avalia Caramuru.
Das 531 barragens potiguares, o Igarn monitorou 60 em 2018, totalizando, até o momento, 251 vistorias. Destes, 47 possuem capacidade superior a 5 milhões de metros cúbicos. São estes que, segundo Caramuru Paiva, são monitorados mais de perto.
Ainda há um quantitativo a ser monitorado, mas estes são os mais significativos”, diz.
Apesar da tensão provocada pela tragédia em Brumadinho, o diretor do Igarn avalia que, caso as previsões para o próximo inverno se mantenham, as estruturas das barragens devem continuar firmes.
No conjunto da obra, se não tivermos um inverno que supere as projeções ou que forneça água em excesso, são estruturas que estão em um estado de conservação que dá para tocar. Mas claro que é preciso mais investimento para ter mais pessoal e refinar o trabalho”, finaliza.
Fonte: Agora RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário