sábado, 9 de fevereiro de 2019

Número de cães e gatos abandonados cresce durante o verão no RN

É comum em quase todas as cidades do Rio Grande do Norte encontrar animais de estimação abandonados nas ruas. Entretanto, este número tem aumentado significativamente durante o verão. De acordo com estimativas de ONGs que cuidam de animais rejeitados, o número de cães e gastos nesta situação, entre dezembro e março, aumenta cerca de 15%. O principal motivo seriam as viagens de férias de alguns tutores, que acabam largando os cães e gatos nas ruas (ou até mesmo nas próprias casas), sem pedir que alguém cuide do local no período em que estiverem fora. Para o veterinário Pollastry Diógenes, que tem notado essa realidade, o abandono acaba desencadeando outros problemas, como a superpopulação de animais em situação de rua.
A maioria dos animais não são castrados e, por isso, vários filhotes nascem diariamente, aumentando ainda mais os índices. Esse crescimento descontrolado acarreta acidentes e novas doenças entre eles”, explicou o profissional.
Pollastry alertou para a necessidade da conscientização sobre a posse responsável.
É preciso que os tutores ou donos, como costumam ser chamados, tenham a responsabilidade de cuidar do animal. Devido a facilidade do comércio hoje em dia, muitos encaram o cão e o gato como um produto, que pode ser facilmente descartado, e não é bem assim”, destacou o veterinário.
O abandono de animais em logradouros públicos é crime previsto em lei. Quem cometê-lo pode ser punido com prisão, multa e perda da guarda do animal.
Fonte: Agora RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário