segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Medicamento israelense pode ser a chave para o fim da pandemia

Uma droga israelense que teve sucesso nos testes iniciais pode ser a chave para amenizar a pandemia de Covid-19. Trinta pacientes em estado grave participaram do estudo e todos se recuperaram, a maioria deles em menos de uma semana. Sonya Cohen era uma delas e espera um dia poder ser vista como um milagre ambulante. 
Chegando ao hospital com Covid-19, ela não conseguia respirar. Ela foi colocada em cuidados intensivos e precisava de oxigênio. 
Foi quando o professor Nadir Arber, chefe da Divisão de Medicina Preventiva do Sourasky Medical Center de Tel Aviv, perguntou se ela aceitaria fazer parte de um ensaio clínico para um novo medicamento. Sonya disse que sim. 
Desde a primeira [dose do medicamento], dá para falar que me senti bem melhor. Depois de dois dias, eu saí do oxigênio por etapas e pude respirar”, disse Sonya ao CBN News. 

Eu realmente podia respirar. Eu senti que estava entre a vida e a morte. Graças a Deus e claro, aos médicos.”

Sonya voltou recentemente hospital com presentes nas mãos para agradecer pessoalmente ao Dr. Arber. 
Eu quero dizer obrigado por tudo. Você salvou minha vida. Eu estava em uma condição ruim e agora estou melhor”, disse Sonya a Arber.   
Agora os pesquisadores estão ansiosos para levar o tratamento às próximas etapas em direção à aprovação.  
Isto é uma droga. É muito simples. Nós o administramos a pacientes com doenças graves antes que eles se deteriorem para doenças muito graves que exigem ventilações e até mesmo [levam à] mortalidade”, disse Arber. 
Arber está dirigindo a pesquisa para o desenvolvimento do medicamento antivírus, EXO-CD24, um tratamento derivado de uma linhagem celular estabelecida em uma criança abortada há décadas. 
Tínhamos muita experiência no CD24. Também começamos a trabalhar com exossomosExossomos [são] algo emocionante. É assim que uma célula se comunica. Interação célula [para] célula. É incrível que as células do nosso corpo se comuniquem, troquem informações”, explicou Arber. 
Ele diz que, para a maioria das pessoas, o Covid-19 é como uma gripe normal. Mas para cerca de cinco a sete por cento das pessoas que a recebem, a situação fica muito pior. 
Nós realmente não tratamos o coronavírus, tratamos o ponto final”, disse ele. 

Existem reações exageradas do sistema imunológico. O sistema imunológico está agindo furiosamente e principalmente no pulmão, liberando muitas citocinas e quimiocinas que geralmente combatem as infecções, mas agora estão destruindo o tecido pulmonar, o que é muito perigosos”, disse Arber.  
É nesse ponto que eles intervêm e administram seu tratamento, que Arber diz interromper essa tempestade de citocinas. 
E damos por inalação. É muito simples. É algo como 2-3 minutos por dia e você faz isso por cinco dias. Então, inscrevemos 30 pacientes na fase um”, disse ele. 

Verificamos a segurança e o medicamento era muito seguro. Sem quaisquer efeitos colaterais”.   
Todos os 30 pacientes naquele estudo de fase 1 se recuperaram.  
De acordo com Arber, a maioria dos pacientes volta para casa em três a cinco dias. Desde que o primeiro paciente do estudo foi envolvido em 26 de setembro, eles tiveram quase 150 dias para acompanhamento. Eles descobriram que a droga é muito segura e eficaz, sem efeitos colaterais.  
Embora Arber acredite que o impulso da vacinação seja importante, ele também sente que este medicamento pode ter um impacto ainda maior se as duas fases restantes dos testes em humanos forem bem-sucedidas.   
A maior vantagem do meu medicamento, se for eficaz, é claro, é que posso produzi-lo de forma rápida, eficiente e barata. Em poucos meses, posso suprir as necessidades do mundo inteiro. Então, isso é emocionante”, disse ele.  
Arber informou recentemente ao primeiro-ministro Benjamin Netanyahu sobre o progresso do tratamento. Netanyahu disse que se o EXO-CD24 for bem-sucedido, os resultados terão “significado global”.  
Mais tarde, em uma entrevista coletiva com o primeiro-ministro grego, Netanyahu elogiou os resultados e relatou que os hospitais gregos participariam dos testes clínicos. 
Se você está infectado por coronavírus e está gravemente doente e tem um problema de pulmão, você toma isso, você inala isso, com uma solução salina e você sai, se sentindo bem”, disse Netanyahu segurando o pequeno frasco que contém a droga. 
Arber diz que muitos outros países querem participar e ele acredita que isso pode ser apenas o começo.   
E então será a plataforma para muitas outras doenças, que reagem de forma exagerada, como doenças autoimunes nos pulmões e em todo o corpo”. 

Publicação extraída na íntegra do portal Melodia News. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário