sábado, 30 de abril de 2022

Obra do Cemitério Público Municipal Irmã Lindalva segue avançando

Iniciada em novembro de 2021, as obras para a construção do Cemitério Público Municipal Beata Lindalva Justo de Oliveira estão em pleno andamento e com previsão de entrega para maio de 2022. Com mais essa obra, a Prefeitura do Assú marca mais um avanço na infraestrutura local, sendo o terceiro cemitério público da cidade na zona urbana.

A empresa que executa a construção é a S B da Silva Comércio e Serviços LTDA, obra realizada com investimento de recursos próprios do município. O trabalho da equipe profissional não para, e a estrutura já se encontra bastante avançada. O empreendimento, inicialmente, contará com aproximadamente 2,5 hectares de área construída, ficando localizado na Rua José Osias da Silva, no bairro Meus Amores.

Fonte: Prefeitura Municipal do Assú

1º de Maio Esportivo terá atividades esportivas com acesso gratuito no Ginásio Arnóbio Abreu e no CEPE

Realizado pela Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomercio/RN) e Sindicato do Comércio Varejista de Assú (Sindivarejo) o torneio denominado 1º de Maio Esportivo será realizado nestes dias 30 de abril e 1º de maio respectivamente com jogos no Complexo Poliesportivo Deputado Arnóbio Abreu no bairro Dom Elizeu e no Clube dos Empregados da Petrobras (CEPE) localizado às margens da BR 304.

De acordo com informação da organização no Complexo Arnóbio Abreu acontecerão os jogos de Futsal reunindo o total de 16 equipes participantes neste sábado, dia 30 a partir das 18h.

Já no CEPE serão disputados no domingo a partir de 08h os jogos do Fut7 também reunindo o total de 16 equipes. Nos dois locais a entrada do público é franca.

sexta-feira, 29 de abril de 2022

Uern estimula ações de inovação e empreendedorismo na região de Assú

A equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propeg) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) esteve no Campus de Assú para discutir ações de pesquisa, inovação e empreendedorismo na unidade.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Ellany Gurgel, observou que a Uern Assú tem importante colaboração na difusão da pesquisa e na produção científica na região do Vale do Açu.

O Campus de Assú é bastante atuante na área de produção científica, a unidade tem periódicos, laboratórios, cursos de pós-graduação. A proposta é avançar ainda mais no estímulo a inovação e empreendedorismo”, declara.

De acordo com a chefe do setor de incubadoras da Propeg, Edigleyce de Lima, o encontro é uma oportunidade para discutir com a equipe da Uern em Assú projetos em potencial para instalar incubadoras na Unidade.

Hoje temos três incubadoras, sendo uma no Campus Central, uma em Pau dos Ferros e uma em Natal. Nosso intuito é ampliar as ações de incubadoras na Uern Assú”, afirma.

Outro ponto discutido na reunião foi o estímulo à criação de empresas juniores na Unidade. O prof. Dr. Manoel Cirício, do curso de Geografia do Campus de Assú, apoiou a iniciativa, ressaltando a importância de também debater propostas de empresas juniores voltadas para cursos de licenciatura.

Quando se pensa em criação de empresas, em empreendedorismo, acabamos remetendo a cursos de bacharelados, na área de economia. Daí, é fundamental esse momento para quebrar esse estigma e pensarmos em estimular empresas juniores e empreendedorismo nos cursos de licenciatura, aumentando o leque de opções de prática para nossos graduandos”, destaca Cirício.

A profa. Dra. Francisca Ramos, do curso de Letras do Campus de Assú, sugeriu uma capacitação com os professores sobre o funcionamento e a essência de empresas juniores para fundamentar as ações de incentivo e orientação aos discentes. A ideia foi acatada pela equipe da Propeg, que irá organizar uma capacitação com professores e técnicos-administrativos de Assú para alinhar os alicerces para fundamentar o fomento de empresas juniores na Unidade, além de orientar sobre incubadoras, produção intelectual, entre outros temas relacionados à inovação.

Para o diretor da Uern Assú, Augusto Sérgio de Oliveira, a reunião foi bastante positiva para otimizar as ações de pesquisa, pós-graduação e inovação no Campus.

Texto de Adriana Morais

Fonte: Uern

Eleitores assuenses aproveitam reta final do prazo para cadastramento, emissão de título e transferência de domicílio eleitoral

O mês de maio está se aproximando e a Justiça Eleitoral alerta o eleitor sobre prazos importantes que devem ser cumpridos para participar das Eleições Gerais 2022, marcadas para acontecer no dia 02 de outubro. O dia 04 de maio é a data-limite para emitir, ou regularizar o título para votar em 2022 é essa, véspera do fechamento do cadastro eleitoral, previsto em lei.

Em Assú os eleitores têm aproveitado a reta final do prazo e se dirigido a sede da Justiça Eleitoral no bairro Novo Horizonte. A unidade funciona até às 14h e abriga a 29ª com atuação em Assú e 54ª Zona Eleitoral que atende os municípios de Paraú, Ipanguaçu e Itajá.

Débora Camila tem 17 anos de idade e vai votar pela primeira vez em 2022. Ela destaca a importância da juventude se envolver no processo eleitoral.

Devemos ser conscientes da importância do voto e da nossa participação enquanto jovens nas eleições. Fazer parte desse processo é indispensável para um país melhor”, opinou.

Para Adla Juliana participar da eleição vai além de saber em quem vai ou não votar.

Não é somente sobre em quem a gente vai votar ou não. É isso também. Nós somos o futuro. É uma grande oportunidade de propor e debater sobre o que importa na nossa sociedade. Por isso a participação da juventude. Temos o direito ao voto e podemos usar esse direito para buscar o melhor para todos nós”, disse.

No próximo dia 04 também será concluído o prazo para transferência do domicílio eleitoral. Maria Aparecida aproveitou esta sexta-feira, 29 de abril para realizar o procedimento. Ela deixa de votar na 29ª e se torna eleitora da 54ª Zona Eleitoral.

Ainda no dia 04 de maio presas e presos provisórios bem como as adolescentes e os adolescentes internados que não têm inscrição eleitoral regular na unidade da Federação onde estão têm até esse dia para se alistar ou solicitar a regularização da situação eleitoral para votar nas Eleições de 2022. Esse processo segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve ser feito via revisão ou transferência do título eleitoral.

Já no dia 15 de maio, começa a arrecadação de recursos por financiamento coletivo, também conhecido como crowdfunding ou vaquinha virtual.

A partir dessa data, é facultada às pré-candidatas e aos pré-candidatos a arrecadação prévia de recursos nessa modalidade, ficando a liberação de recursos por parte das entidades arrecadadoras condicionada ao cumprimento, pela candidata ou pelo candidato, do registro de candidatura, da obtenção do CNPJ e da abertura de conta bancária.

Criada pela Lei nº 13.488/2017, esta será a terceira vez que a modalidade poderá ser utilizada no processo eleitoral brasileiro. Já houve financiamento coletivo nas Eleições Gerais de 2018 e nas Municipais de 2020. Para saber mais sobre o tema, confira matéria publicada no Portal do TSE.

Outro dia importante de maio para ficar no radar é o 31, prazo para que todas as federações que pretendam participar das Eleições 2022 tenham obtido o registro dos respectivos estatutos na Corte Eleitoral.

Rogério Torres é o chefe do cartório da 29ª Zona Eleitoral. Ele reforça que para ficar por dentro de todos os prazos das Eleições 2022, o eleitor pode consultar o Calendário Eleitoral 2022 no Portal do TSE (https://www.tse.jus.br/).

A página reúne as principais datas, facilitando o acesso de candidatas e candidatos, eleitoras e eleitores e partidos aos prazos a serem cumpridos. O material traz, mês a mês, os principais eventos e informações relacionados às eleições deste ano.

Assuense Gabriel Veron brilha na Libertadores

Gabriel Veron conquistou também o troféu de melhor jogador da partida pela patrocinadora oficial da competição. Foto: Blog Larissa Maciel

O Palmeiras conquistou mais uma vitória importante na última quarta-feira (27) pela Libertadores da América: venceu o Emelec, por 3 a 1, no Equador, com chances reais de uma vasta goleada.

Segundo o blog de Larissa Maciel, a nova boa partida do verdão teve a ótima atuação do assuense Gabriel Veron. Pelo gol marcado e principalmente sua condução importante pelas beiradas do campo em velocidade, ele também conquistou o troféu de melhor jogador da partida pela patrocinadora oficial da competição.

Gabriel vive um momento importante no Palmeiras, uma vez que renovou o seu contrato recentemente e briga por vaga na titularidade após um tempo enfrentando lesões. Agora, volta a ser “convocado” pelo torcedor alviverde nos jogos, chances de chamar a atenção do técnico Abel Ferreira.

Fonte: TCM Notícia

Maio: Caern inicia segunda-feira nova campanha de negociação de débitos

A Caern inicia nesta segunda-feira (02) mais uma campanha de negociação de débitos de 2022, dando mais uma vez a oportunidade para que os consumidores com dívidas junto à companhia possam ficar em dia. A campanha vai até o dia 31 de maio e, além de oferecer descontos de juros e multa, também permite o parcelamento do saldo devedor em até 60 meses.

A abertura da negociação abrange faturas anteriores a março de 2022. Se o cliente não fizer o pagamento à vista, pode optar pelo parcelamento, caso em que a entrada deve ser de pelo menos 5% do total da dívida, com o saldo podendo ser parcelado em até 60 vezes, desde que o valor da parcela seja, no mínimo, 50% do valor médio da fatura do imóvel.

Roberto Linhares - Presidente da Caern

O cliente pode incluir débitos negociados anteriormente e ainda não saldados, com a entrada mínima de 10% do total do débito. A negociação também pode ser feita pelo cartão de crédito, sem entrada, com isenção de juros e multas, em até 24 vezes e com parcela mínima de R$ 5.

Quem quiser aproveitar a oportunidade, pode procurar os canais virtuais da companhia ou ir ao escritório de atendimento mais próximo de sua casa.

Atualmente, a Caern possui R$ 41,5 milhões de valores em aberto no curto prazo, com faturas vencidas há até doze meses, em 100 mil imóveis em todo o Estado. Na última campanha de negociação de débitos, realizada em dezembro do ano passado, a companhia negociou um volume de R$ 8.054.436,00, com arrecadação de valores de entrada totalizando R$ 968.341,00. Foram formalizados 5.956 acordos de débitos atrasados.

Fonte: Caern

quinta-feira, 28 de abril de 2022

Raio: Descarga elétrica causou danos em semáforos na Avenida Senador João Câmara

Reprodução - TV Assú

O raio que na tarde do último domingo, dia 24 de abril atingiu em cheio a torre da Rádio 89 FM como já foi relatado neste espaço virtual de notícias, além dos danos causados aos equipamentos da emissora resultou numa pane no semáforo localizado na Avenida Senador João Câmara próximo a Escola Estadual JK que diga- se de passagem já não estava funcionando bem.

O semáforo instalado nas proximidades da agência do INSS também foi afetado pela descarga elétrica.

Sobre o aparelho próximo ao JK a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana juntamente com o Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN) adotaram medidas de forma temporária com o objetivo de organizar o tráfego no local até que seja feita a restauração.

A TV Assú produziu um conteúdo sobre o assunto o qual veiculamos aqui no Blog Assú Todo Dia.

Assú realizará Dia D de vacinação contra gripe e sarampo

Reprodução

A Secretaria Municipal de Saúde do Assú informa a toda população que no próximo sábado, dia 30, a SMS irá promover o dia “D” de vacinação contra gripe/influenza e sarampo. Todas as unidades de saúde da zona urbana e rural estarão funcionando para receber o público-alvo da campanha (com exceção dos postinhos de Morada Nova e de Linda Flor, que realizarão a vacinação durante a semana). O horário da campanha será das 08h até o meio-dia.

Os públicos serão os seguintes: idosos (acima de 60 anos), trabalhadores de saúde, gestantes, puérperas, crianças (de 6 meses a menores de 5 anos), povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, caminhoneiros, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhador portuário, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionário do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Vale lembrar que na Praça do Rosário, como em todos os sábados têm ocorrido, serão aplicadas apenas vacinas contra a covid-19 até às 11h. A SMS reforça a importância da vacinação para o combate de propagação de doenças, como, por exemplo, o sarampo, que já tinha sido erradicada do Brasil. A campanha de gripe/influenza, também segue seu curso para ajudar a reduzir o índice de pacientes em unidades de saúde com síndromes gripais e a covid-19 também.

Fonte: Prefeitura Municipal do Assú

Orkut vai voltar? Entenda a reativação do site da rede social extinta

Reprodução

O site do Orkut foi reativado, nesta quarta-feira (27), e surpreendeu os ex-usuários da rede social. Quando a plataforma carrega, aparece uma carta do fundador, o engenheiro de software Orkut Buyukkokten. Ele começa contanto a história do Orkut e no fim dá uma pista de que está “construindo algo novo”, afirmando que verá os usuários “em breve”.

Dezessete anos atrás eu criei uma pequena rede social enquanto eu trabalhava no Google como engenheiro de software. Em apenas alguns anos, essa rede social se tornou o orkut.com, com mais de 300 milhões de usuários. Acredito que o orkut.com encontrou sua comunidade porque reuniu tantas vozes diversas de todo o mundo em um só lugar”, comenta o engenheiro.

As saudosas comunidades, onde milhares se conectavam para falar de tópicos em comum, foram citadas por Orkut:

Nos dedicamos muito para tornar o orkut.com uma comunidade onde você pudesse conhecer pessoas reais que compartilhavam seus mesmos interesses, não apenas pessoas que curtiram e comentaram em suas fotos”.

HISTÓRICO DO ORKUT

Lançado oficialmente em 24 de janeiro de 2004, inicialmente, o Orkut aceitava apenas pessoas convidadas por outros usuários. Quem ganhava o “bilhete” podia chamar até dez amigos, e assim por diante.

O primeiro grupo virtual, criado pelo próprio Buyukkokten, em 19 de janeiro de 2004 (três dias antes de o Orkut entrar oficialmente no ar), foi a comunidade da Stanford University.

Outra ferramenta marcante para muitos usuários eram os "scraps", enviados para o mural. Havia sites que disponibilizavam scraps temáticos e até mesmo permitiam a criação da imagem animada.

Fonte: Dário do Nordeste

Sábado é dia D de vacinação contra Influenza e Sarampo

Iniciada no dia 04 de abril a Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza e sarampo terá seu dia “D” no próximo sábado (30) quando os postos de vacinação dos municípios devem receber todo o público-alvo da campanha 2022.

Até a manhã desta quarta-feira (27) o Rio Grande do Norte vacinou 127.120 pessoas contra a influenza e 17.096 contra o sarampo. Os números estão abaixo do esperado pela Secretaria de Estado da Saúde da Saúde Pública (Sesap), que tem como meta vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários para a influenza e 95% para o sarampo.

Precisamos avançar com a vacinação contra o sarampo e a influenza, para evitar complicações da doença e garantir a proteção dos grupos prioritários, e assim conseguirmos avançar para outros públicos. Portanto, o dia D que ocorre no sábado, é importante para as pessoas que têm dificuldade em comparecer a um ponto de vacinação durante a semana, procure uma unidade de saúde para receber a dose da vacina e atualizar a caderneta de vacinação”, disse Laiane Graziela, coordenadora de Imunização da Sesap.

A campanha segue até 03 de junho vacinando além das crianças de 06 meses a menores de cinco anos, idosos e profissionais de saúde, também: gestantes, puérperas, professores, povos indígenas, pessoas com comorbidades, deficiência permanente, forças de segurança e forças armadas, trabalhadores de transporte coletivo e caminhoneiros, trabalhadores portuários, funcionários e população do sistema de privação de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Fonte: Sesap/RN

Licitação vai atender demandas do Restaurante Popular em Assú e outras cidades do Rio Grande do Norte

As mudanças implantadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), no Programa Restaurante Popular incluem processos licitatórios nos novos contratos e devem gerar uma economia anual de R$ 9,1 milhões aos cofres públicos.

De acordo com a secretária da Sethas, Iris Oliveira, essas mudanças já estão provocando redução de gastos, movimentação da economia territorial pela aplicação da Lei do Pecafes (Programa Estadual de Compras Governamentais da Agricultura Familiar e Economia Solidária do RN), uma maior inclusão de pessoas em vulnerabilidade social e regionalização dos cardápios.

Na licitação concluída em 2021 pela Sethas, executora do Programa Restaurante Popular, os quatro novos contratos já espelham as mudanças em curso.

A Sethas executa e supervisiona o Programa, mas as licitações das empresas que são contratadas estão sob a responsabilidade da Secretaria de Estado da Administração (Sead).

O reordenamento do Programa nas unidades de Pau dos Ferros, São Paulo do Potengi, Parnamirim (bairro Santos Reis) e Parelhas já proporciona uma economia anual de R$ 4,8 milhões, sendo R$ 405.607,40 por mês e R$ 18.436,70/dia. Essa economia é em decorrência da redução dos preços das refeições.

Além dos quatro contratos com licitação concluída, a SETHAS tem mais 16 em fase externa de licitação já em andamento e mais 25 que estão em fase de conclusão interna, além dos contratos de café em fase interna também concluída. Muito em breve serão deflagradas as fases externas desses dois blocos de licitação de contratos, explica Iris Oliveira.

A licitação das 16 unidades deve gerar uma economia anual para o Estado no valor de R$ 1,11 milhões com os ajustes de demanda prevista. Esta licitação vai atender as unidades de Apodi, Areia Branca, Assú, Canguaretama, Ceará Mirim, Jardim de Piranhas, João Câmara, Jucurutu, Macau, Mossoró, Natal (duas unidades), Santa Cruz, Santo Antônio, São José do Mipibu e São Miguel.

Duas outras licitações em curso atenderão 27 unidades do Programa Café Cidadão, e estão em análise as licitações de 39 unidades unificadas que ofertarão no mesmo espaço, duas ou três refeições.

PROGRAMA

A coordenadora interina da Coordenadoria Operacional de Desenvolvimento Social (CODES) da Sethas, Gilma Bezerra, destaca que a   segurança alimentar e nutricional da população em situação de vulnerabilidade social são os alvos principais dos Programas Restaurante Popular (almoço), Sopa Cidadã e Café Cidadão do Governo do Rio Grande do Norte.

O Decreto nº 29183 de 30/09/2019 regulamentou a Lei Estadual nº 10.536, de 3 de julho de 2019, que criou Programa Estadual de Compras Governamentais da Agricultura Familiar e Economia Solidária (PECAFES) no RN obriga que, pelo menos 30% das aquisições do Estado sejam de produtos desses segmentos.

O Restaurante Popular, o Café Cidadão e a Sopa Cidadã são programas de segurança alimentar e nutricional destinados a atender à população em vulnerabilidade. O Governo do Estado investe por ano uma média de R$ 60 milhões oriundos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop).

De acordo com Gilma Bezerra, mesmo durante a fase mais aguda da pandemia da covid-19, o Programa não deixou de atender o público-alvo, como trabalhadores de baixa-renda, pessoas em situação de pobreza e extrema pobreza. Com as novas licitações, o cardápio foi regionalizado para respeitar a cultura e hábitos alimentares.

Tudo isso passou a ser respeitado”, completou Gilma Bezerra.

Programa Restaurante Popular/Café Cidadão/Sopa Cidadã

42 mil refeições diárias

R$ 60 milhões de Investimento anual com recursos do Fecop

São 112 unidades:

Restaurante Popular (almoço): 56 unidades em 34 municípios

Valor: R$ 1,00 (um real) por refeição;

Café Cidadão: 44 unidades em 36 municípios

Valor: R$ 0,50 (cinquenta centavos) por refeição;

Sopa Cidadã: 12 unidades em 08 municípios

Valor: R$ 0,50 (cinquenta centavos) por refeição.

Gratuidade é assegurada às pessoas em situação de rua, migrantes, apátridas e refugiados

Logo que a Organização Mundial de Saúde declarou, em março de 2020, a pandemia global pelo novo coronavírus, causador da covid-19, a governadora Fátima Bezerra determinou que a SETHAS, executora do Programa Restaurante Popular, garantisse refeições gratuitas para pessoas em situação de rua, migrantes, refugiados e apátridas.

A isenção da taxa nas refeições dos Programas Restaurante Popular (almoço), Café Cidadão e Sopa Cidadã chega a mais de duas mil pessoas do público-alvo citado acima.

A secretária da Sethas, Iris Oliveira, explica que a determinação da governadora para garantir a isenção da taxa nos Restaurantes Populares se deu, principalmente, em razão das consequências sociais e econômicas que a pandemia causou na parcela mais vulnerável da população.

Desde 27 de março de 2020 que as taxas de R$ 1,00 (um real) para almoço, e R$ 0,50 (cinquenta centavos) no Café e o mesmo valor na Sopa não são cobradas para pessoas em situação de rua, migrantes, apátridas e refugiadas, além de famílias de sem teto que sobrevivem em ocupações urbanas.

Treze municípios do RN têm mais de duas mil pessoas cadastradas para a isenção: Natal, Mossoró, Parnamirim, Canguaretama, São José de Mipibu, Assú, Areia Branca, Macau, Touros, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Caicó e Currais Novos.

CRITÉRIOS

Em parceria com a Sethas, secretarias municipais de assistência social, Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS), Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), Movimento Nacional População de Rua (MNPR-RN), a Companhia Estadual de Habitação e Desenvolvimento Urbano (CEHAB) são responsáveis pelo cadastramento e a seleção das pessoas elegíveis à isenção da taxa.

Têm direito à gratuidade pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e que estejam dentro dos critérios de perfil de população em situação de rua, além de pertencer aos grupos de refugiados, apátridas e migrantes no Rio Grande do Norte.

Gestão dos novos contratos permite avanço e maior inclusão no Restaurante Popular

Os avanços da atual gestão estadual no Programa Restaurante Popular, aponta a secretária da Sethas, Iris Oliveira, podem ser vistos sob a ótica de quatro eixos: gestão dos contratos com estabelecimento de controles; deflagração dos processos licitatórios e com implantação de medidas estruturantes; promoção de uma maior inclusão social com o cumprimento da lei do Pecafes para fortalecimento da agricultura familiar e da economia solidária e isenção de taxas para segmentos mais vulneráveis da população.

No primeiro eixo, destaca a secretária, com a gestão dos contratos e intensificação de controles, está em implantação um sistema de monitoramento e fiscalização mais eficientes e continuados. Isso abarca a inserção do peticionamento eletrônico informatizado para os processos de prestação de contas, evitando perda de tempo e qualificando a tramitação dos processos. No campo da gestão do Programa há um conjunto de medidas que desde 2019 estão sendo tomadas, a começar pela auditoria interna conjunta Sethas/Control para a revisão dos contratos. A partir daí, foi deflagrado um processo de ajustes para enfrentar os problemas identificados.

O segundo eixo das mudanças operadas na atual gestão estadual, no âmbito do Programa Restaurante Popular, diz respeito à decisão de licitar todos os contratos para que, inclusive, pudessem ser operadas e implantadas as mudanças estruturantes que o programa precisa e exige, frisa a secretária.

O preço pago por refeição caiu vertiginosamente em relação ao preço que se pagava nos contratos vigentes originados nas gestões anteriores”, assinala a secretária. Agora, os processos licitatórios são precedidos por um rigoroso estudo das demandas e uma das implicações dessas licitações é a adequação dos novos contratos às demandas reais por refeições em cada território onde estes restaurantes funcionam.

UNIFICAÇÃO

Ao mesmo tempo, a partir da realidade de cada unidade, ressalta Iris Oliveira, o Governo faz um esforço para que os restaurantes estejam onde se encontra a população em extrema pobreza. Isso requer remanejamento de algumas unidades de áreas mais centrais para áreas mais periféricas, em bairros populosos para favorecer o atendimento à população que realmente precisa desse serviço.

A unificação de unidades está dentro das mudanças implantadas no Programa para reduzir custos. Por exemplo, em cidades onde havia contratos distintos de fornecimento de café, almoço e sopa em unidades muito próximas, os novos processos licitatórios estão possibilitando a implantação de unidades unificadas com mesmo prédio, mesma cozinha, e mesmo ambiente para fornecimento das refeições, potencializando e permitindo uma redução de custos operacionais.

O fortalecimento de uma maior inclusão social do Programa pelo cumprimento da Lei do Pecafes, terceiro eixo, obriga as unidades a adquirirem produtos da agricultura familiar e economia solidária, fornecendo à população usuária alimentos de maior valor nutritivo que passam a integrar os cardápios dos restaurantes. O cumprimento da Lei do Pecafes contribui também para enfrentar a pobreza no campo porque movimenta a economia territorial fazendo com que o agricultor ou a agricultora familiar, no município onde tem uma unidade de Restaurante Popular, possa vender seus produtos para as empresas prestadoras dos serviços.

Simultâneo às licitações, foram realizadas chamadas públicas paralelas para credenciamento de agricultores e agricultoras familiares destinadas ao fornecimento de alimentos saudáveis para os restaurantes. Os editais lançados contam com o credenciamento já realizado.

Fonte: Defato.com

quarta-feira, 27 de abril de 2022

Policia Militar apreende mais de 130 caixas de cigarro em Assú

A PMRN, por meio do CPR IV, na área do 10º Batalhão de Polícia Militar em sua 1ª Companhia, realizou na data de hoje (27), na cidade de Assú, apreensão de 134 caixas, contento 6.700 pacotes de cigarros estrangeiros, apreensão avaliada em R$ 469.000,00.

A guarnição do Grupo Tático Operacional (GTO) realizava patrulhamento pela BR 304, quando deparou- se com um veículo da marca Citroen Modelo Jump Greencar com placa OJR5033 em atitude suspeita, ao se aproximar do veículo, o motorista abandonou o veículo correndo mato a dentro, o indivíduo não foi localizado. A guarnição ao se aproximar do veículo visualizaram várias caixas de cigarro, totalizando 134 caixas.

O material ilícito apreendido e veículo foram conduzidos a Delegacia de Polícia Federal de Mossoró para a realização dos procedimentos cabíveis.

As guarnições operacionais seguem realizando diuturnamente o patrulhamento e abordagens pela cidade de Assú, que vem seguindo com a política de maior ostensividade para prevenir e dar uma resposta aos crimes, caso venham ocorrer.

A informação é do setor de comunicação social do 10º BPM.

Ainda conforme a Polícia Militar, o motorista abandonou o veículo. Até o fechamento desta publicação não havia sido localizado.

Prefeitura do Assú cadastra taxistas, mototaxistas e flanelinhas para trabalharem durante o São João 2022

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Trânsito divulga as datas e locais de cadastramento. Cadastro dos taxistas: RG, CPF, alvará e placa vermelha.

Local: DEMUTRAN (Primeiro andar do prédio da antiga prefeitura)

Datas:

Praça 01 – 27/04

Praça 02 – 28/04

Praça 03 – 29/04

Praça 04 – 02/05

Praça 05 – 03/05

Praça 06 – 04/05

Praça 08 – 05/05

Praça 09 – 06/05

Cadastro dos mototaxistas: RG, CPF, alvará, placa, motocicleta laranja e colete laranja.

Local: Centro Administrativo Prefeito Edgard Borges Montenegro

Datas: 11, 12 e 13 de maio (será um mutirão)

Cadastros dos flanelinhas: RG, CPF e comprovante de residência.

Local: Centro Administrativo Prefeito Edgard Borges Montenegro

Datas: 11, 12 e 13 de maio.

Fonte: Prefeitura Municipal do Assú

Sistema Fecomércio RN lança Prêmio de Jornalismo 2022

O Sistema Fecomércio Rio Grande do Norte lançou nesta terça-feira (26), o Prêmio Sistema Fecomércio de Jornalismo 2022. Com o tema, “Como o Sistema Fecomércio RN, Sesc e Senac contribui para a retomada da economia e o enfrentamento dos desafios sociais do Rio Grande do Norte no contexto pós-pandemia”, serão premiados jornalistas, fotógrafos, estudantes de comunicação social, autores de trabalhos veiculados em jornais, revistas, emissoras de rádio, TV e veículos on-line.

As categorias que concorrem a premiação são: Jornalismo Impresso, Jornalismo On-Line, Fotojornalismo, Radiojornalismo, Telejornalismo e Especial estudante. Os primeiros lugares de cada categoria serão premiados com R$ 6 mil e os segundos lugares das categorias com R$ 3 mil. O estudante vencedor ganhará R$ 2 mil. O vencedor geral, escolhido entre os ganhadores das seis categorias, ganhará um prêmio extra no valor de R$ 3 mil. No total, R$ 50 mil será destinado para a premiação.

As publicações devem ser veiculadas nos dias 11 de abril a 31 de outubro de 2022. As inscrições serão efetuadas e confirmadas pelo e-mail premiojornalismo@fecomerciorn.com.br, a partir do dia 22 de abril, às 11h, encerrando no dia 1º de novembro, às 17h.

A comissão julgadora será presidida pela Gerência de Inteligência e Mercado da Fecomércio RN, contando com a participação de membros da comunicação da Fecomércio, Sesc e Senac Rio Grande do Norte, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Norte, da UFRN, UNP e UERN.

Inscrições

No momento da inscrição de trabalho com mais de um autor, deverá ser indicado, obrigatoriamente, um autor principal. Cada participante poderá se inscrever apenas em uma das categorias, com no máximo dois trabalhos.

No e-mail de inscrição, deve ser enviado o material jornalístico, e os seguintes dados: nome, RG, número de registro como jornalista profissional no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) – obrigatório para participação, à exceção da categoria estudante, no qual é exigido o número de matrícula e atestado/declaração da instituição de ensino superior -, endereço completo, telefone, e-mail para contato e categoria na qual está se inscrevendo.

Em caso de trabalho sem assinatura ou assinado com pseudônimo, sua autoria deverá ser atestada em declaração, por escrito, da direção do veículo no qual a reportagem foi publicada.

Não serão aceitas inscrições entregues nas sedes das instituições envolvidas na realização do Prêmio.

Saiba mais, acessando o edital aqui.

Fonte: Senac/RN

Assú receberá examinadores do Detran/RN para realização de teste prático de direção veicular dia 12 de maio

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran) divulgou nesta terça-feira (26) o cronograma de exame prático monitorado de direção veicular especificando os municípios e as datas dos testes que serão aplicados no interior do Estado durante o mês de maio. O plano contempla 29 cidades com previsão de realização de mais de 2,5 mil exames durante o serviço itinerante desenvolvido pela Coordenadoria de Habilitação do Detran.

O coordenador de Habilitação de Condutores do Detran, Jonas Godeiro, adiantou que já na próxima segunda-feira (02) uma equipe de examinadores do Órgão estará no Oeste, contemplando as cidades de Patu e Umarizal. O cronograma será concluído no dia 31 de maio com exames aplicados na cidade de Lagoa Nova, na região Central do Rio Grande do Norte.

A prova prática de direção é a última etapa para que o cidadão possa ter direito à CNH e para que a demanda seja atendida estamos realizando mensalmente um trabalho itinerante focado no interior do Estado, contemplado, cidades polos e municípios vizinho de maneira que o cidadão não precise se deslocar até a capital ou outra unidade do Detran onde há aplicação diária de testes”, explicou.

Além das cidades de Patu e Umarizal (02) e Lagoa Nova (31), o Detran estará aplicando testes em Apodi e Caraúbas (03); Pau dos Ferros (04); São Miguel (05); Alexandria (06); Caicó (09); Santa Cruz e Tangará (10); Jaçanã (11); Assú e Angicos (12); Ceará Mirim (13); Alto do Rodrigues, Macau e Guamaré (16/05); Goianinha e São José do Mipibu (17); Nova Cruz (18); Passa e Fica (19); Extremoz (20); Parelhas (23); Acari (24); Jardim do Seridó (25);  Currais Novos (26); São Paulo do Potengi (27); e Jucurutu (30).

De acordo com dados fornecidos pelo setor de Estatística do Detran, somente no primeiro trimestre deste ano foram realizados 20.991 exames práticos monitorados de direção veicular no RN. O dado aponta para uma média de 6.997 testes por mês. Esse número contempla a aplicação de exames nas unidades fixas do Órgão e no sistema itinerante nas cidades do interior. A notícia é Assessoria de Comunicação do Detran/RN.

terça-feira, 26 de abril de 2022

Campus da UERN abrigará em maio o 1º Fórum de Educação Empreendedora do Vale do Açu

Reprodução

O escritório regional do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas do RN (Sebrae/RN), instalado no município do Assú, está à frente da promoção do 1º Fórum de Educação Empreendedora do Vale do Açu.

O evento, com o tema central Reestabelecendo conexões: professor e alunos, está programado para o dia 16 de maio que se aproxima, uma segunda-feira, às 18h30, no auditório do Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão, da Universidade do Estado do RN (UERN), em Assú.

O Fórum trará a participação da filósofa e professora da Nova Acrópole, Lúcia Helena Galvão, e o professor do Departamento de Letras Estrangeiras da UERN, Wellington Vieira Mendes.

Os interessados podem fazer a inscrição por meio do link https://bit.ly/ForumEEValedoAçu.

Fonte: Blog Pauta Aberta

PM e Imprensa: 10º BPM reúne profissionais de comunicação para ampliar difusão de atividades policiais em Assú e região

Créditos: Jalisson Ferreira - Assú Notícia/Princesa FM

Profissionais da imprensa assuense participaram nesta terça-feira, dia 26 de abril de um encontro na sede do 10º Batalhão de Polícia Militar com o comando da PM local e integrantes da 5ª sessão responsável pela Assessoria de Comunicação Institucional da guarnição.

Blogueiros, e repórteres das emissoras de rádio e de televisão da cidade conheceram o plano que tem por propósito a execução de um trabalho conjunto entre PM e imprensa promovendo a difusão ampla e com clareza de ocorrências como apreensões de armas e drogas, recuperação de veículos, prisões além de operações e planos operacionais.

Por parte da imprensa participaram do encontro blogueiros e repórteres da Itajá TV, TV Assú canal 200, Telecab TV canal 10, Princesa FM, Rádio 89, Focoelho.com, Assú Notícia, Blog Jarbas Rocha e Assú Todo Dia.

Sete reservatórios do Rio Grande do Norte estão sangrando e reserva hídrica da Barragem Armando Ribeiro se aproxima dos 54%

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), monitora 47 reservatórios, com capacidades superiores a 5 milhões de metros cúbicos, responsáveis pelo abastecimento das cidades potiguares. O Relatório do Volume dos Principais Reservatórios Estaduais, divulgado nesta segunda-feira (25), indica que as chuvas que ocorreram por todo o estado trouxeram recarga para diversos mananciais monitorados, atualmente 7 mananciais estão completamente cheios.

As reservas hídricas superficiais totais do RN somam 1.970.472.539 m³, correspondentes a 45,02% da sua capacidade total, que é de 4.376.444.842 m³.  No comparativo com os volumes apresentados no dia 18 de abril, as reservas hídricas somavam 1.874.249.873 m³, percentualmente, 42,82% da sua capacidade total.

Os sete reservatórios monitorados pelo Igarn, que estão com 100% da sua capacidade, são: Flechas, localizado em José da Penha; o açude público de Marcelino Vieira; Passagem, localizado em Rodolfo Fernandes; Riacho da Cruz II, localizado em Riacho da Cruz; o açude público de Encanto; Beldroega, localizado em Paraú e Pataxó, localizado em Ipanguaçu.

O açude Santana, localizado em Rafael Fernandes, acumula 6.766.667 m³, correspondentes a 96,67% da sua capacidade total, que é de 7 milhões de metros cúbicos. Na segunda-feira, 18 de abril, o manancial estava com 6.066.667 m³, percentualmente, 86,67% da sua capacidade total.

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior manancial do RN, acumula 1.279.579.437 m³, equivalentes a 53,92% da sua capacidade total, que é de 2.373.066.510 m³. No último relatório divulgado, o reservatório estava com 1.227.665.005 m³, equivalentes a 51,73% da sua capacidade total.

O segundo maior reservatório do RN, Santa Cruz do Apodi, acumula 236.645.990 m³, equivalentes a 39,46% da sua capacidade total, que é de 599.712.000 m³. Na segunda-feira, 18 de abril, a barragem estava com 217.694.160 m³, percentualmente, 36,30% da sua capacidade.

A barragem de Pau dos Ferros recebeu bom aporte hídrico e acumula 29.036.702 m³, percentualmente, 52,94% da sua capacidade total, que é de 54.846.000 m³. Na semana anterior, o reservatório estava com 25.899.818 m³, equivalentes a 47,22% da sua capacidade total.

O açude Morcego, localizado em Campo Grande, acumula 4.308.581 m³, percentualmente, 64,23% da sua capacidade total, que é de 6.708.331 m³. No dia 18 de abril, o reservatório estava com 3.320.695 m³, correspondentes a 49,50% da sua capacidade.

A barragem Sabugi, localizada em São João do Sabugi, acumula 18.888.407 m³, correspondentes a 30,55% da sua capacidade total, que é de 61.828.970 m³. No último relatório divulgado, o manancial estava com 14.313.065 m³, equivalentes a 23,15% da sua capacidade total.

Para saber sobre os volumes de outras barragens do RN acesse: http://sistemas.searh.rn.gov.br/monitoramentovolumetrico

Situação das lagoas

A lagoa de Extremoz, responsável por parte do abastecimento da zona norte da capital, acumula 9.563.396 m³, equivalentes a 86,79% da sua capacidade total, que é de 11.019.525 m³. No último relatório divulgado, a lagoa estava com 9.526.993 m³, correspondentes a 86,46% da sua capacidade total.

Já a lagoa do Bonfim, responsável pelo abastecimento da adutora Monsenhor Expedito, acumula 38.182.660, percentualmente, 45,31% da sua capacidade total, que é de 84.268.200 m³. Este é o mesmo volume apresentado na semana anterior.

A lagoa do Boqueirão, localizada em Touros, acumula 10.508.250 m³, correspondentes a 94,88% da sua capacidade total, que é de 11.074.800 m³. No relatório anterior, o manancial estava com 10.290.346 m³, equivalentes a 92,92% da sua capacidade.

Fonte: Igarn

Prefeitura do Assú entrega duas ambulâncias e carro de apoio para saúde pública municipal

Na noite desta sexta-feira (22), no segundo dia da Feira da Lua 2022, a Prefeitura do Assú realizou a entrega de duas ambulâncias do Tipo A (suporte básico) e de um carro (veículo convencional) destinados à saúde pública assuense. As ambulâncias serão utilizadas na UPA Dr. Milton Marques de Medeiros e o veículo convencional para transporte sanitário de pacientes.

Com contrapartida de recursos da Prefeitura, a aquisição dos veículos se deu através da indicação de emendas impositivas de vereadores do Assú. Com a chegada deles, a Secretaria Municipal de Saúde passa a contar com 12 ambulâncias para transportar os pacientes atendidos pela SMS.

Os vereadores propositores das emendas são: Paulo Cesar de Brito, João Batista de Souza Júnior, Delkiza Alves Cavalcante, Beatriz Rodriguez da Silva Vale, Paulo Sérgio da Silva, Waldson Henrique Pereira Bezerra e João Wallace da Silva.

Fonte: Prefeitura Municipal do Assú

segunda-feira, 25 de abril de 2022

Raio atinge torre da 89 FM e emissora está fora do ar

Reprodução

Desde a tarde de domingo, dia 24 de abril a Rádio 89 FM em Assú está fora do ar depois que um raio atingiu a torre da emissora. O transmissor da rádio foi poupado dos efeitos da descarga elétrica. No entanto, sobre outros equipamentos não pode ser dito o mesmo.

No estúdio a mesa de som e o aparelho de ar condicionado ficaram danificados e precisam de reparo assim como o computador no qual estão armazenadas as músicas, vinhetas e a pasta comercial veiculadas na programação.

Sobre a programação normal da Rádio 89 é possível que esta seja retomada gradualmente durante o decorrer desta semana.

Para os milhares de ouvintes na cidade do Assú e região a direção informa que diante do ocorrido a Rádio está fora do ar e voltará ao seu funcionamento o mais breve possível.

Aos anunciantes a direção agradece o apoio e compreensão informando que todas as empresas que fazem investimentos publicitários na emissora não sofrerão prejuízos porque haverá a compensação dos horários” explicou a 89 por meio de nota publicada nas suas redes sociais.

Governo do Estado lança cursos de capacitação no turismo contemplando Assú e outros 45 municípios

Solenidade no Centro de Convenções de Natal marcou o lançamento oficial de cinco cursos de qualificação profissional e técnica ofertados pelo Governo do RN, através da Secretaria Estadual de Turismo (Setur/RN), para 46 municípios potiguares.

Participaram do lançamento a governadora Fátima Bezerra, o vice-governador Antenor Roberto, a secretária de Turismo Aninha Costa, o secretário de Infraestrutura e da Secretaria Extraordinária para Gestão de Projetos e Metas de Governo e Relações Institucionais (SEGRI) Gustavo Coelho, além do vice-presidente do Sistema Fecomércio RN, Itamar Manso.

Entre os municípios contemplados estiveram presentes na solenidade representações de Acari, Areia Branca, Assú, Baía Formosa, Baraúna, Barcelona, Brejinho, Ceará-Mirim, Cerro Corá, Currais Novos, Extremoz, Felipe Guerra, Florânia, Galinhos, Guamaré, Macau, São José do Campestre, Tibau do Sul e Touros.

Um maior acesso à formação encaminha para uma maior profissionalização da atividade turística, e com isso naturalmente teremos maior qualidade nos produtos turísticos oferecidos no estado. Esse é um ciclo virtuoso que toda gestão deve incentivar”, afirmou a governadora.

A partir de maio, serão realizados cursos de “técnicas para garçom”, “gestão de pequenos negócios em comércio e serviços”, “boas práticas no manejo de alimentos”, “instância de governança municipal” e “turismo de base comunitária”. Os recursos investidos na realização dos cursos somam quase 1 milhão de reais, e foram disponibilizados pelo projeto Governo Cidadão.

A gente agradece ao Governo do Rio Grande do Norte por levar essas formações para o litoral norte. Nossa cidade está recebendo o curso de “técnicas para garçom”, o que vai capacitar nossos trabalhadores a receber melhor o turista que vem do exterior e de todo o Brasil. A gente tem certeza que esses são cursos de qualidade e que os nossos jovens serão bem capacitados para garantir um atendimento de excelência para os turistas”, disse Renato de Doquinha, prefeito de São Miguel do Gostoso.

O Senac foi contratado para ministrar as capacitações. Ao todo serão ofertadas 1500 vagas, em cursos com duração variável entre 16h e 80h. Essa é a segunda leva de cursos ofertados pela Setur. No ano passado, entre setembro e dezembro, uma série de cursos capacitou 332 pessoas em 24 cidades potiguares.

Os lançamentos desses cursos fortalecem uma diretriz que temos assumido na Setur: a de levar formação técnica para os municípios potiguares a fim de melhorar a capacitação dos trabalhadores e servidores públicos do turismo. Queremos com isso pavimentar o caminho para a regionalização do turismo potiguar, ampliando o impacto positivo dessa indústria na economia de todas as regiões do estado”, analisa Aninha Costa.

Assinatura de Ordem de Serviço dá início à consultoria em turismo

Aproveitando a presença da governadora Fátima Bezerra, também foi assinada uma ordem de serviço para início de consultoria em turismo em três municípios potiguares: Touros, São Miguel do Gostoso e Pedra Grande. O projeto conduzido pela empresa de consultoria Turismo 360 vai realizar um diagnóstico das atividades e potenciais dessas localidades para desenvolvimento de novas experiências turísticas.

Além da governadora, estiveram presentes na solenidade de assinatura os prefeitos dos municípios contemplados: José Renato Teixeira de Souza (São Miguel do Gostoso), Pedro Ferreira de Farias Filho (Touros) e Pedro Henrique de Souza Silva (Pedra Grande). O vice-governador, Antenor Roberto, a Secretária de Turismo, Aninha Costa, e a Líder de Estratégia da Consultoria Turismo 360, Marcela Pimenta, também participaram da assinatura do documento.

O projeto terá três fases, partindo de uma avaliação situacional dos produtos e atrativos turísticos das três cidades, passando pelo desenho de experiências turísticas sustentáveis e, ao final, também será realizado um seminário para transferências de resultados. A partir da assinatura da ordem de serviço, o estudo nos três municípios passa a ser desenvolvido.

Nosso governo tem investido no desenvolvimento do turismo, e tem buscado ajudar a diversificar os atrativos do nosso estado. Tenho certeza que essa consultoria vai revelar novos potenciais nessas três cidades, ajudando na construção de novas experiências para o turista que escolhe o Rio Grande do Norte”, afirmou Fátima Bezerra.

Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Norte

domingo, 24 de abril de 2022

Assú valoriza cultura local e confirma 26 grupos do município no São João 2022

A programação do São João de Assú, lançada no último dia 12, trouxe com ela a demonstração da valorização da gestão municipal para com os artistas da terra. Isso pelo fato de que durante os dias de festas no período junino, de 21 de maio a 29 de junho, estão confirmadas 26 bandas e dois grupos de quadrilha junina originalmente filhas da terra para participarem de toda a programação. O número de artistas locais confirmados no evento ainda pode sofrer alterações, aumentando ainda mais.

Com o tema "Fé, tradição e alegria, típicas da gente!", a Prefeitura do Assú está trazendo muitas novidades para marcar na história mais uma edição do São João mais antigo do mundo, que em 2022 completa 296 anos.

A valorização dos nossos artistas é prioridade para a nossa gestão, pois é extremamente importante valorizar o trabalho dos nossos grupos musicais que fazem seus trabalhos com muito amor e dedicação”, pontuou o prefeito Gustavo Soares.

A Prefeitura Municipal do Assú trabalha com prioridade na inclusão dos artistas locais dentro dos eventos institucionais. Além do período junino, os grupos de artistas também estão confirmados para participarem de eventos do município no decorrer de todo o ano. Na Feira da Lua e Festival Gastronômico, mais grupos da terra se apresentaram durante o evento (Grupo de Quadrilha Junina Oxe Menina, Grupo de Quadrilha Arraiá Esplendor, Liddy Souto, Samba A7, Swing Zero Grau e Forró Envolvente). Esse é o trabalho com compromisso e valorização cultural para desenvolvimento artístico na Terra da Poesia.

Confira a lista dos grupos e artistas assuenses

Almir Swingado

Cabral Camarada e Banda

Artoni Gleibson e Banda

Doutozinho do Forró e Banda

Lucas Santos e Banda

Ginna Lopes e Gilmar do Acordeon

Forros Emoções

Agostinho e Trio Forró Pesado

Fadja Lorena

Chiquinho do Acordeon

Wagner Silva

Forro a3 e Baixinho do Acordeon

Xodó Nordestino

Matheus Santos e Banda

Nelsinho e Banda

Forró da Tradição

Edu Barreto

A Furiosa do Vale

Radija Guimarães e Banda

Tiaguinho do Forró

Werick Mendes

Priscyla Arrazo

Nelton Forrozeiro

Art do Samba

Chrys e Elly

Wal Borja

Rafinha no Comando

Swing Zero Grau

Samba A7

Forró Envolvente

Liddy Souto

Grupo de Quadrilha Junina Oxe Menina

Grupo de Quadrilha Arraiá Esplendor.

A notícia é da Prefeitura Municipal do Assú.