sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Municípios abastecidos pela Médio Oeste entram em colapso

Os seis municípios atendidos pelo Sistema Produtor Integrado Médio-Oeste, também conhecido por Adutora Arnóbio Abreu, foram incluídos na lista dos que estão em situação de colapso no abastecimento de água. O quadro se dá em consequência da estiagem prolongada no Rio Grande do Norte e região Nordeste. Os municípios são Paraú, Triunfo Potiguar, Campo Grande, Janduís, Messias Targino e Patu. No caso dessas cidades, no entanto, a situação de colapso já tem previsão para ser revertida. Será no prazo de 60 dias, que é o tempo necessário para que a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) execute o trabalho de realocação do ponto de captação de água no Rio Piranhas Açu, no município de Jucurutu. Atualmente, esse ponto está situado a aproximadamente 1.500 metros da estrutura de captação original do sistema. A Caern irá estender o ponto de captação mais 1.000 metros resultando um distanciamento aproximado de 2.500 metros do ponto original. Com a providência, a companhia estima que o abastecimento nos municípios atendidos pelo Sistema Médio Oeste – que beneficia 39 mil habitantes - deverá ser normalizado por um período de seis meses, caso não haja registro de chuvas na região. Para a execução do serviço, a empresa deverá implantar mais de 1.000 metros de tubos com diâmetro de 300 milímetros, adquirir e instalar bombas e quadros de comando, assim como estender a alimentação elétrica pela mesma extensão. As condições locais são adversas, pois se trata de áreas inundadas até recentemente, exigindo o uso de máquinas pesadas e mão-de-obra especializada. De acordo com notícia procedente da assessoria de comunicação social da estatal na capital potiguar, técnicos tentaram uma solução paliativa, fazendo aberturas no canal de comunicação da água, para que o abastecimento perdurasse por mais algum tempo. No entanto, a desobstrução do canal e retirada de vegetação não foi suficiente para que a água escoasse até a estação de bombeamento, devido ao nível muito baixo do rio.
Já as cidades de Assú, Alto do Rodrigues, Carnaubais, Guamaré – incluindo o distrito de Baixa do Meio, Macau e Pendências se mantêm em regime de rodízio no abastecimento conforme anunciou Antonio de Pádua Corcino gerente regional da companhia em Assú.
Assú está sendo abastecida no rodízio de 72 por 12 horas. Todos os dias nós temos bairros faltando água na cidade. A cidade é abastecida diariamente em 70% da sua totalidade”, observou o dirigente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário