quarta-feira, 6 de julho de 2022

Projeto Vale Sustentável: Meliponários geram resultados em Assú

Divulgação

O cientista Albert Einstein previa que: “se as abelhas desaparecerem da face da Terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência. Sem abelhas não há polinização, não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais, não haverá raça humana”, e com isso, podemos confirmar através dos dados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que das 141 espécies de plantas que utilizamos na nossa alimentação, cerca de 60% dependem das abelhas para serem produzidas.

Pensando em fornecer uma vida digna com sustentabilidade e produção ecológica, o Projeto Vale Sustentável fortalece as comunidades beneficiadas com estruturas que auxiliem no dia a dia.

Em novembro de 2021 instalamos um meliponário com 15 colmeias no Assentamento Professor Maurício de Oliveira, e em junho de 2022 capacitamos com o curso de meliponicultora 28 agricultores e agricultoras neste local.

Nesta semana os moradores retiraram o mel e estão comercializando, com o objetivo de obter nova fonte de renda e adquirir novos equipamentos para profissionalizar a meliponicultura na região. Por isso, retornamos ao Assentamento para conversar com o presidente da Associação e entender os impactos dessa implantação na comunidade.

Através da implantação desse meliponário estamos trabalhando o coletivo juntamente com as famílias. No início poucas pessoas acreditavam no potencial das abelhas, mas hoje, quando realizamos a colheita e a multiplicação das abelhas, ganhamos credibilidade. Agora as pessoas despertaram que é uma forma de ganhar outra renda na zona rural. O curso de meliponicultora veio a somar, pois eu tinha muitas dúvidas e depois do curso eu já consegui multiplicar sozinho. A gente precisa mudar o dia a dia da agricultura, em só plantar milho e feijão, a gente também tem que ter abelhas e outras culturas dentro da nossa comunidade, que possam agregar valor. Nós tivemos várias conquistas dentro da nossa comunidade através do Projeto Vale Sustentável, com reflorestamento, cursos, quintais produtivos e agora o meliponário, com um despertar ainda melhor”, relatou Railson Baracho.

Fonte: Projeto Vale Sustentável               

Nenhum comentário:

Postar um comentário