As Centrais do Cidadão registraram mais de quatro mil
atendimentos entre os dias 26 e 30 de abril, quando voltaram a funcionar,
exclusivamente, para emissão de RG (Registro Geral). O serviço realizado pelo
Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) beneficiou, só nessa semana,
cerca de 4.500 pessoas, que conseguiram retirar a 1ª, 2ª ou 3ª via da Carteira
de Identidade.
A reabertura das unidades faz parte da retomada segura e
gradual dos serviços das Centrais do Cidadão, coordenada pela Secretaria
Secretaria de Estado da Administração (Sead), por meio da Coordenadoria de
Atendimento ao Servidor e ao Cidadão (Codaci). De acordo com a pasta, uma série
de fatores foram decisivos para o retorno dos atendimentos presenciais. Entre
eles, a demanda reprimida pelo serviço de emissão de RGs, notadamente na Região
Metropolitana de Natal, bem como devido ao pagamento do Auxílio Emergencial
pelo Governo Federal, que exige do cidadão documento oficial de identificação
com foto.
Em razão do agravamento da pandemia de Covid-19 no Rio
Grande do Norte, as unidades estavam fechadas temporariamente desde 1º de março
de 2021. Na retomada, as medidas de prevenção ao contágio do novo coronavírus
foram intensificadas.
“A Administração Estadual vem enfrentando inúmeros
desafios quanto à garantia da saúde da população e à prestação segura e
eficiente dos serviços públicos. No tocante às Centrais do Cidadão, estamos
adotando e reforçando todas as medidas que estão ao nosso alcance, para ampliar
a proteção de todos”, declarou o coordenador da Codaci, Luis Renato
Nogueira.
O cumprimento dos protocolos de segurança sanitária, como o
distanciamento social e o uso obrigatório e correto de máscara enquanto o
cidadão permanecer na unidade, por exemplo, são medidas que continuam sendo
exigidas. A instalação de barreiras de acrílico nos guichês de atendimento,
evitando contato direto entre servidores e usuários, e o reforço na
higienização dos ambientes foram outras iniciativas adotadas.
Além disso, conforme o regramento disposto na Portaria
Conjunta nº 02 - SEAD/SESAP/ITEP, de 20 de abril de 2021, atualmente há um
intervalo maior entre os agendamentos, em torno de 15 minutos, e é proibido o
acesso de pessoas nas unidades sem agendamento prévio, entre outras
determinações.
“Tudo isso contribui para minimizar as aglomerações e
consequentemente os riscos de contaminação, ao mesmo tempo em que o serviço tão
necessário à população não fica paralizado. O objetivo principal será sempre
resguardar a vida e a saúde de todos, tanto dos cidadãos quanto dos servidores”,
afirmou Nogueira.
Em todas as Centrais do Cidadão, os atendimentos vêm
acontecendo com tranquilidade e de forma segura, conforme as orientações. Na
unidade do Shopping Via Direta, em Natal, foram 558 Carteiras de Identidade
emitidas só na última semana. "As pessoas estão respeitando as normas e
sendo atendidas rapidamente. O movimento está fluindo muito bem, de forma
tranquila. Não registramos nenhuma aglomeração", afirmou a gerente Isabel
Cristina.
Os agendamentos para atendimento nas Centrais do Cidadão
podem ser feitos por meio do site www.centraldocidadao.rn.gov.br.
Neste
endereço, o usuário deve selecionar a opção de Registro Geral (RG). As vagas
são liberadas sempre no dia útil anterior ao dia de atendimento.
Sobre o horário de funcionamento, as unidades ficam abertas
conforme o seguinte expediente:
Centrais do Cidadão de Natal (Shopping Via Direta/ZS e
Shopping Estação/ZN): 09h às 18h
Central do Cidadão de Parnamirim e de Mossoró (Shopping
Estação): 08h às 18h
Central do Cidadão de São Gonçalo do Amarante: 08h às 14h
Demais Centrais do Cidadão: 07h às 13h
Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário