quinta-feira, 10 de março de 2022

Neoenergia e BNB fazem parceria para financiamento de energia solar

Reprodução

A Neoenergia e o Banco do Nordeste (BNB) firmaram uma parceria para facilitar o acesso à energia solar por clientes residenciais. Correntistas do banco terão condições de financiamento especiais e agilidade nas tratativas para adquirir sistemas fotovoltaicos da companhia elétrica. A contratação será por meio do FNE Sol Pessoa Física, linha de crédito no âmbito do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste que permite a captação de até 100% do investimento.

A parceria com o Banco do Nordeste trará facilidade nas aprovações e acesso a uma linha de crédito com mais agilidade, tornando a aquisição de sistemas solares ainda mais atrativas para os nossos clientes. Com esta possibilidade, o valor da parcela do financiamento se aproxima muito da fatura de energia atual ao mesmo tempo que a instalação de painéis fotovoltaicos pode gerar uma economia de até 95% na fatura. O prazo de pagamento da instalação e compra dos painéis é de até 08 anos, enquanto a vida útil dos painéis solares é de mais de 20 anos”, afirma o diretor de Negócios Liberalizados da Neoenergia, Hugo Nunes.

A linha de crédito beneficia clientes das áreas de atuação do BNB No FNE Sol Pessoa Física, o limite do financiamento é de até R$ 100 mil, com prazo de pagamento de até oito anos e carência de até seis meses.

A contratação do financiamento é feita diretamente com o Banco do Nordeste. Para o presidente do BNB, José Gomes da Costa, a autogeração é uma tendência mundial. “No Brasil, ainda há muita oportunidade de crescimento. Nós queremos ser um catalisador desse movimento no Nordeste porque existem diversos ganhos ambientais em uma operação como essa”, afirma.

No site da Neoenergia, é possível fazer uma simulação dos valores de instalação de painéis solares e da compra do sistema. A empresa disponibiliza uma plataforma online pioneira no Brasil para que os clientes possam acompanhar todo o processo de compra até a instalação de painéis. A companhia encerrou o ano de 2021 com 1.688 instalações residenciais de sistemas solares em unidades consumidoras e atendendo 36 clientes comerciais por meio de suas usinas na modalidade de auto consumo remoto, quando a unidade consumidora está distante da usina, se beneficiando dos créditos de energia gerados. Ademais, a Neoenergia já possui 27 MWp vendidos em processo de instalação prevendo encerrar o ano com mais de 2.400 instalações residenciais e comerciais.

Expansão da fonte solar na Neoenergia

Por meio da empresa de serviços, a Neoenergia oferece soluções residenciais e para empresas em todo o país para micro e minigeração fotovoltaica – potências instaladas de até 75 kW e entre 75 kW e 5 MW, respectivamente. Em ambas, se a produção for maior do que o consumo, esse excedente gera crédito, que pode ser usado na conta de luz da unidade geradora e nas unidades cadastradas, desde que estejam na mesma titularidade e área da distribuidora, em até cinco anos. Ao consumir a energia produzida nos painéis, o cliente tem, além disso, a vantagem de não estar sujeito às variações das bandeiras tarifárias.

Fonte limpa e renovável, a energia solar tem a sustentabilidade como outro benefício de destaque.

A expansão da energia fotovoltaica, seja em geração distribuída ou centralizada, está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) com os quais temos compromisso. Investindo em energia limpa, conseguimos auxiliar na descarbonização e no combate às mudanças climáticas”, reforça Hugo Nunes.

Além da presença na geração distribuída, a companhia está construindo o seu primeiro empreendimento para geração de grande porte, o Complexo Solar Luzia, localizado na Paraíba. A planta terá potência de 149,3 MWdc, suficiente para abastecer mais de 100 mil residências, e deverá entrar em operação ainda este ano. Toda a energia gerada na usina será destinada ao Ambiente de Contratação Livre (ACL).

Fonte: Neoenergia

Nenhum comentário:

Postar um comentário