O agendamento para atendimento presencial nas agências do
Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) foi retomado nesta segunda-feira
(14). Assim, o segurado poderá ir à agência, desde que tenha hora marcada, para
serviços como pedidos de aposentadoria, pensão por morte e emissão de
certificados. O agendamento é feito pelo site ou aplicativo para celulares, Meu
INSS, e pelo telefone 135.
É importante lembrar que os serviços continuam disponíveis
também de forma digital, sem a necessidade de descolamentos e espera.
Atualmente, o INSS disponibiliza 91 serviços pelos canais remotos.
O segurado poderá procurar a agência do INSS sem
agendamento a partir de abril, e apenas nos casos excepcionais em que ele não
tenha acesso à internet ou telefone, para realizar agendamento ou
esclarecimento de dúvidas. As unidades que vão prestar este tipo de atendimento
serão definidas após o dia 30 de março.
“Estamos reestruturando o nosso atendimento. A partir de
agora, todos os serviços prestados pelo INSS já estão disponíveis para
agendamento prévio pelo segurado. A partir de abril, as agências do INSS
voltarão a atender a demanda espontânea. E quem deverá ser atendido na demanda
espontânea? O cidadão que não tem acesso ao Meu INSS e também tem dificuldade
de ligar para o 135. Aquele que não tem acesso e tem dificuldade, pode procurar
uma agência da Previdência”, explicou o Presidente do INSS, José Carlos
Oliveira.
O atendimento presencial mediante agendamento estava
restrito desde 2020 para evitar aglomerações, em razão da Covid-19. Eram
atendidos nas agências apenas os serviços que não podiam ser feitos de forma
remota, como a realização de perícias médicas, avaliação social, reabilitação
profissional e justificação administrativa.
A retomada dos atendimentos à população será gradual. As
portarias 1.413 e 982 e Retificação foram publicadas, no Diário Oficial da
União, para formalizar e padronizar o fluxo operacional interno para ampliação
dos atendimentos presenciais disponíveis para agendamento.
Meu INSS
No Meu INSS é possível solicitar serviços e benefícios sem
sair de casa. Além disso, pela ferramenta é possível enviar a documentação
digitalizada, escaneada ou fotografada pelo celular. Após realizar a
solicitação, o cidadão pode acompanhar, com o número do protocolo de
requerimento, o andamento do pedido pelo Meu INSS ou telefone 135.
Estão disponíveis serviços como pedido e acompanhamento de
aposentadorias, benefício assistencial e pensão por morte; pedido do salário
maternidade; de auxílio doença; consulta à revisão do benefício; pedido de
recurso de benefício; e certidão de tempo de contribuição.
Fonte: Governo do Brasil
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