Divulgação
As escolas municipais Professora Niná Ribeiro de Macedo
Rebouças e Rotary, em Mossoró, e Nair Fernandes, em Assu, foram selecionadas
para um estudo nacional que, ao final, vai mostrar as melhores experiências de
educação pública do Brasil, nas redes de ensino fundamental (1º ao 9º ano). O
levantamento está sendo realizado pelo Instituto Rui Barbosa (IRB) e o
Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (IEDE), organizações
responsáveis pelo projeto “Educação que faz a Diferença”, iniciativa que conta
com apoio dos Tribunais de Contas de todo o país. O projeto visa reconhecer e
dar visibilidade às redes de ensino que estão realizando um trabalho de
destaque, além de identificar e documentar as práticas de gestão e de
acompanhamento pedagógico e administrativo adotado por cada uma delas, de modo
que possam servir de inspiração para outros municípios.
“Espera-se, com
isso, contribuir para a melhoria da qualidade e da equidade na educação
brasileira”, explicou o diretor da Escola de Contas do TCE-RN, conselheiro
Tarcísio Costa, destacando a importância da iniciativa lembrando uma frase do
mestre Paulo Freire, quando.
“Educação não
transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”.
A ação, executada em várias etapas, começou com a análise
de indicadores como os resultados do IDEB e Prova Brasil, selecionando assim as
escolas participantes da pesquisa de campo.
A segunda etapa do processo consistiu na aplicação de questionários e
entrevistas, realizadas por equipes dos Tribunais de Contas nas unidades de
ensino. No Rio Grande do Norte, o trabalho foi realizado pelos auditores de
controle externo Aleson Amaral e Luzenildo Morais da Silva, que passaram uma
semana visitando as três escolas selecionadas, conferindo in loco os resultados
apresentados.
As escolas analisadas poderão ser reconhecidas com base
em três patamares: Redes de Excelência – integradas pelas unidades que, a despeito
de todos os desafios que enfrentam, conseguiram atingir patamares de qualidade
com equidade, garantindo o aprendizado de todos os alunos; Redes Bom Percurso –
apresentam evolução consistente na aprendizagem dos alunos e no fluxo escolar,
mas ainda não atingiram indicadores expressivos e; Destaque Regional,
integradas pelas redes nos estados em que se encontram e respeitam critérios
mínimos de qualidade. Com o trabalho de coleta de dados encerrado, os
resultados são encaminhados para o IRB e IEDE, que fazem a compilação final dos
indicadores e definem, a partir de critérios previamente elaborados, as escolas
selecionadas para receber um selo de qualidade, como referência do trabalho que
executam. A pesquisa resulta numa publicação com boas práticas, difundida em
todo o país, cujo resultado e lançamento ocorrerão em evento previsto para ser
realizado até dezembro.
Fonte: TCE/RN
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