Na manhã desta sexta-feira (28), em reunião conjunta entre
a Comissão Local de Enfrentamento à Covid-19, Colégio Gestor e alunos
representantes de turma do Campus Ipanguaçu, foi decidido o retorno das
atividades do campus ao modelo remoto emergencial pelo período de 15 dias
(31/01 a 11/02), em virtude da paralisação e comprometimento das atividades
devido ao número elevado de servidores afastados, com sintomas gripais, de
covid-19 ou acompanhando familiares sintomáticos ou positivados.
No momento, o campus possui 26 servidores em isolamento,
dos quais 11 são docentes, 09 terceirizados e 06 técnicos. O quadro tem
prejudicado a realização de aulas presenciais, dificultado a manutenção de
espaços escolares e da Fazenda-Escola e comprometido o gerenciamento da oferta
da merenda escolar, que está com as merendeiras afastadas.
Reuniões realizadas na semana
Com o fim do recesso escolar na segunda-feira (24), a
gestão do campus procurou organizar os primeiros diálogos com a comunidade
acadêmica e seus representantes.
Nos dias 26 e 28 de janeiro, últimas quarta e sexta-feira,
o Campus Ipanguaçu realizou reuniões entre gestores, professores, técnicos,
representantes de turma e a Comissão Local Covid-19 para dialogar sobre o
agravamento da pandemia devido à nova variante Ômicron e seu reflexo no
funcionamento e afastamento de servidores do campus. Em ambas as oportunidades,
o Diretor Geral do campus, Geraldo Júnior, apresentou a situação da pandemia no
RN, na região do Vale do Açu e o quadro de acompanhamento de servidores e
alunos afastados com sintomas gripais/covid-19, sendo observável o agravamento
no curto período de tempo.
Durante a Reunião Pedagógica (26), professores,
técnicos-administrativos e alunos puderam compartilhar suas perspectivas e
ansiedades com a manutenção do cenário atual, havendo aqueles receosos com a possibilidade
de avanço de fase para uma presencialidade de 100%, dentro de uma alta taxa de
contaminação do coronavírus, vivenciando casos e óbitos próximos, enquanto
outros expressaram o desgaste mental e emocional advindo do ensino remoto
emergencial. A partir desse primeiro diálogo, foram tirados encaminhamentos
como: maior transparência das decisões da Comissão e do Campus sobre o avanço,
manutenção ou regressão de fases, maior contato com a comunidade para repasse
de informações, procedimentos para notificação de casos e aviso sobre novas
reuniões.
Próximos passos
Na reunião desta sexta-feira (28) foi definido o período de
31/01 a 11/02 como para acompanhamento dos casos do campus (servidores e
alunos), recuperação daqueles que estão em isolamento, avaliação de novos
procedimentos e realização de novos encontros com a comunidade acadêmica
(estudantes, professores, técnicos e gestores) para os próximos dias,
oportunizando diálogos e encaminhamentos, estando marcadas as seguintes
reuniões:
Reunião entre Representantes de Turma, ETEP e DIAC - 31/01;
Reunião das Coordenações de Curso - 01/02;
Reunião Pedagógica (professores e técnicos) - 02/02;
Reunião com pais e alunos (transmissão aberta à
comunidade), com data a ser comunicada (previsão entre 03 e 04/02).
Os estudantes devem entrar em contato com os seus
representantes de turma para apresentar demandas e dúvidas na reunião da
próxima segunda-feira (31). As decisões tomadas até o momento procuram
enfrentar as dificuldades ocasionadas pelo afastamento dos servidores e podem
ser revistas nos diálogos com a comunidade.
A gestão avalia a possibilidade do retorno 100% presencial
após o período de alta nos afastamentos e casos de covid-19/gripais na
comunidade. A colaboração da comunidade acadêmica na manutenção dos cuidados de
saúde comunitários contribuirá com a viabilidade desse retorno.
Fonte: IFRN
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