sábado, 2 de maio de 2020

Duas empresas no Rio Grande do Norte fecharam mais de 600 postos de trabalho em apenas um dia

Atribuindo culpa do isolamento social que há quase dois meses mantém fechados muitos setores da atividade econômica, duas empresas com atuação no Rio Grande do Norte fecharam na ultima semana de abril, cerca de 700 postos de trabalho formal no estado.
No município de Pendências na região do Vale do Açu, a maior fazenda de carcinicultura do Brasil, a Potiporã, do grupo cearense Samaria, liderado pelo empresário Cristiano Câmara, anunciou na quinta-feira(30 de abril), três decisões que provocaram a demissão de cerca de 400 funcionários da fazendo.
O empresário decidiu reduziu em 50% a produção de camarão da fazenda, fechou a metade dos seus laboratórios, onde trabalham técnicos nacionais e estrangeiros, e demitiu 400 dos seus 1.200 funcionários. A promessa e de que retornarão tão logo passe a pandemia do Coronavírus e as atividades econômicas sejam retomadas.
O colunista do jornal cearense, Diario do Nordeste, conversou com  Cristiano Maia, que disse lamentar a decisão, mas não viu outra alternativa.
Não deu mais para prosseguir produzindo sem vender. Temos que fazer cortes”.
Os estoques da Potiporã, no RN, estão cheios, e mesmo as vendas por meio de “delivery” não os reduziram.
Temos estocadas duas mil toneladas de camarão e não temos a quem vender, pois os restaurantes continuam fechados”, informou Cristiano Maia, que acrescentou:
Infelizmente, temos de reduzir custos em todas as áreas da empresa. Estamos dispensando um terço de nossa força laboral, e esta decisão nos corta o coração, mas a esperança é de que essa pandemia desapareça logo e todos esses nossos colaboradores retornem ao trabalho”, disse ele, cheio de esperança.
No mesmo dia, a direção do Hotel Thermas em Mossoró, anunciou através de nota, a demissão do seu quadro de funcionários e o fechamento do hotel. Funcionando há 40 anos como um dos mais famosos hotéis do Rio Grande do Norte. A informação é de que o encerramento de suas atividades, é decorrente da crise gerada no setor de turismo por causa da pandemia do novo Coronavírus.
A informação foi oficializada por meio de nota da diretoria.
Infelizmente, a pandemia do novo Coronavírus tornou-se uma ameaça não só para as pessoas, mas também para a saúde das empresas. O setor de turismo foi um dos mais atingidos pela crise, registrando o fechamento de inúmeros hotéis pelo país”, afirmou a direção do hotel, em nota. Mais de 200 funcionários foram demitidos.
A reportagem procurou conversar com alguns funcionários do Termas que estão gozando de férias coletivas, e eles informaram que não receberam nenhuma informação por parte da direção do hotel.
Irmão e o e seguinte eu não sei lhe informar como eles estão lhe dando com essa situação, até porque nós não estávamos sabendo dessa demissão só tivemos conhecimentos quando eles divulgaram em redes sociais. Pois todos da empresa estávamos de férias coletiva!”, disse o funcionário que pediu para resguardar sua identidade.
Fonte: Defato.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário