segunda-feira, 4 de maio de 2020

Nível de água da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves subiu quase 08 metros e meio desde fevereiro

Desde o dia 16 de fevereiro último o nível de água da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves no Vale do Açu subiu 08 metros e 38 centímetros. Nesse período o reforço foi de 811 milhões 940 mil 843 metros cúbicos. A reserva hídrica atual poderá garantir o abastecimento de cerca de 480 mil potiguares residentes no Vale do Açu, Região Central, e partes do Oeste Potiguar e do Seridó por mais três anos a depender do uso da água.
Para o reservatório atingir a cota de sangria é preciso elevar seu nível hídrico em mais 06 metros e 80 centímetros. O Boletim Informativo Diário divulgado nesta segunda-feira, 04 de maio pela unidade do Departamento Nacional de Obra Contra as Secas (Dnocs) em Assú mostra que o volume atual e de 1 bilhão 327 milhões 157 mil 853 metros cúbicos o que corresponde a 55,93% da sua capacidade total que é de 2,4 bilhões de metros cúbicos.
Mostra ainda, que a vazão liberada pelas comportas para assegurar a perenização do rio Piranhas-Açu é de 02 metros cúbicos por segundo com base em aferição feita no último dia 03. O Boletim é finalizado observando que “o volume, bem como a reserva hídrica estão de acordo com a nova curva” de cota, área e volume da Agência Nacional das Águas “conforme nota técnica 73/2018” da Gestão da Rede Hidrometeorológica (SGH).

Nenhum comentário:

Postar um comentário