quinta-feira, 25 de junho de 2020

Julho: Eclipse da lua será amplamente visível no Brasil

Reprodução
A Índia e países próximos testemunharam o ‘anel de fogo‘, no céu no último domingo (21). É assim que foi apelidado este eclipse solar que impressionou pela forma, composta pela posição da Lua sobre o Sol. O fenômeno foi exibido online por diversos canais de astronomia. Se você perdeu este momento incrível, não se preocupe: estão previstos ainda para o ano de 2020 três eclipses: dois lunares e um solar. De acordo com dados divulgados pela NASA, os próximos fenômenos acontecerão em julho, novembro e dezembro.
Julho
Entre os dias 04 e 05, um eclipse lunar penumbral acontecerá no momento em que a Terra recebe um pouco da luz do Sol, que deveria ser direcionada para a Lua. A outra parte da Terra, uma sombra chamada de ‘penumbra’ pelos especialistas, irá cobrir toda a Lua. O fenômeno começará à 01h30, horário de Brasília, e será visto da América do Norte, Pacífico, boa parte da África e, para a nossa sorte, também na América do Sul!
Novembro
Outro eclipse lunar penumbral acontece entre os dias 29 e 30, também visível por aqui, além de na Europa, América do Norte, parte da Ásia e Austrália. No Brasil, o fenômeno terá início às 05h32, horário de Brasília.
Dezembro
No dia 14, um eclipse solar total é esperado em função do movimento da Lua entre a Terra e o Sol, jogando uma sombra escura sobre o planeta. O fenômeno será visível do Chile, partes da Argentina e das seguintes regiões do Brasil: Brasília, Rio Branco, Maceió, Salvador, Vitória, Goiânia, Cuiabá, Campo Grande, Belo Horizonte, Curitiba, Recife, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Porto Velho, Florianópolis, São Paulo e Aracajú, com início às 14h05, horário de Brasília. A notícia é do portal Hypeness.

Nenhum comentário:

Postar um comentário