quarta-feira, 3 de junho de 2020

RN: Em fase final de testes, respirador 40 vezes mais barato que convencional pode atender outros estados

Divulgação
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Rio Grande do Norte faz os últimos ajustes e testes para começar a produzir em larga escala um protótipo de respirador mecânico de baixo custo. Batizado de ‘Caninga’, o equipamento custa entre R$ 10 mil e R$ 15 mil, até 40 vezes mais barato que um modelo convencional vendido no mercado.
Em fase final de homologação na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o aparelho monitora o volume de ar inspirado pelo paciente intubado e é destinado aos casos graves de covid-19. Possui tela sensível ao toque, dispõe de banco de dados, alarme e é de fácil higienização e manutenção.
Segundo o diretor do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), Ricardo Melo, o objetivo é fabricar o aparelho em larga escala para suprir a demanda da rede pública de saúde.
O Sistema Indústria não poderia deixar de dar essa contribuição. Não há por nossa parte nenhuma busca de comercialização neste momento, mas nesse processo de desenvolvimento para essa época de pandemia, a ideia é solicitar licença de mil unidades”, afirma.
O Caninga foi desenvolvido por engenheiros e técnicos do SENAI, em parceria com a UFRN e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba.
Como se antecipou ao aumento do número de casos de pessoas infectadas pela covid-19 no estado, o SENAI começou a desenvolver o projeto ainda na segunda quinzena de março e o concluiu em pouco mais de um mês. A instituição, agora, avalia a possibilidade de produzir o equipamento para outros estados do país que estão em situação crítica.
Além de construir o protótipo de baixo custo, o SENAI atua em outras frentes no combate à pandemia de covid-19. Em parceria com o Senar, trabalha na confecção e distribuição de 10 mil máscaras de proteção destinadas a trabalhadores rurais e para agroindústrias do estado.
A instituição realiza ainda a manutenção gratuita de respiradores, iniciativa do SENAI em nível nacional, em parceria com empresas, institutos de pesquisa e órgãos do governo federal.
Na avaliação do senador Jean Paul Prates (PT-RN), o setor industrial tem feito sua parte no combate ao coronavírus e unido esforços com o governo estadual para superar esse momento de crise.
A Federação das Indústrias do RN tem colocado sua experiência, seus especialistas à disposição da sociedade, do governo do estado, especialmente da indústria e dos trabalhadores do setor. Além do respirador Caninga, as equipes ligadas ao Sistema S [SESI e SENAI] desenvolveram e produziram máscaras que estão sendo usadas pelos profissionais de saúde”, enumera o parlamentar.
Jean Paul Prates cita ainda o apoio da FIERN para que a economia potiguar seja reaquecida e estimulada tão logo o isolamento social acabe.
A entidade elaborou um plano gradual de retomada da economia. Esse plano é muito importante para servir de guia para o governo do estado e prefeituras”, ressalta.
A notícia é da Agência do Rádio. Para saber mais é só clicar aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário