A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte
(Caern) abriu nesta segunda-feira, 11 de novembro novo prazo para que os
clientes possam renegociar seus débitos em atraso em condições especiais. A
decisão da companhia em reeditar a resolução que trata do assunto se deu em
razão da grande procura de clientes ocorrida nos meses de agosto e setembro
passados, quando a campanha foi realizada. Foi realizado o parcelamento de quase
R$ 14 milhões em dívidas. O novo prazo vai até 31 de dezembro de 2019 e serão
mantidas as mesmas condições anteriores. A Caern aproveita este período de fim
de ano favorável para que as famílias reorganizem suas contas básicas, quando
os trabalhadores contam com o saque imediato do FGTS e também, no mês de
dezembro, com o pagamento do 13º salário. Os clientes poderão utilizar o
dinheiro extra para ficar em dia com as contas de água e esgoto. Para os
pagamentos à vista, serão dispensados os juros e multa por atraso. Para os
parcelamentos, dependendo do valor da entrada, será dispensado até 70% do valor
de juros e multa. Em todos os casos, no entanto, será mantida a correção
monetária. Uma das principais vantagens na renegociação é a alternativa que o
usuário passa a ter de negociar o débito com entrada mínima de 10% do valor
total. O desconto de juros e multa só é aplicado sobre os débitos anteriores a
março deste ano. O prazo máximo para parcelamentos é de 48 meses. Também será
possível ao usuário com dívida atrasada fazer outro parcelamento, mesmo que já
esteja pagando parcelas de uma negociação anterior. Mas é importante destacar
que, nesse caso, o valor da dívida a ser negociada é somado ao saldo devedor
restante do parcelamento anterior e o total é parcelado em até 48 meses, com
entrada de 20%.
“A intenção da
companhia é diminuir a inadimplência em suas contas, incentivando os
consumidores a ficarem em dia com os seus débitos, aproveitando agora o cenário
favorável do pagamento do décimo terceiro”, comenta o superintendente
Comercial da Caern, Giordano Filgueira. Segundo ele, o setor de saneamento no
país, como um todo, trabalha com uma margem muito próxima de inadimplência, que
gira entre 7 a 10% do faturamento líquido mensal. Para fazer o acordo, o
cliente pode procurar o escritório mais próximo de sua casa. As negociações não
poderão ser feitas pela internet. Em todos os parcelamentos feitos, a parcela a
ser paga não pode ser inferior a 50% do valor da fatura média do cliente.
Fonte: Caern
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