terça-feira, 12 de novembro de 2019

Coqueluche: Pelo menos um caso da doença foi confirmado recentemente em Assú

Reprodução
Na definição do Ministério da Saúde em seu site oficial, “a coqueluche é uma infecção respiratória, transmissível e causada por bactéria. Está presente em todo o mundo. Sua principal característica são crises de tosse seca. Pode atingir, também, tranqueia e brônquios. Crianças menores de seis meses podem apresentar complicações da coqueluche que, se não tratada corretamente, pode levar à morte”.
Os principais fatores de risco para coqueluche têm relação direta com a falta de vacinação. Nas crianças a imunidade à doença é adquirida quando elas tomam as três doses da vacina, sendo necessária a realização dos reforços aos 15 meses e aos 04 anos de idade. Pode ser que o adulto, mesmo tendo sido vacinado quando bebê, fique suscetível novamente à doença porque a vacina pode perder o efeito com o passar do tempo. Mal-estar geral; Corrimento nasal; Tosse seca; e Febre baixa, são os sintomas que podem durar até semanas, época em que a pessoa também está mais suscetível a transmitir a doença.
Havendo desconfiança que há algum portador da coqueluche uma unidade de saúde deve ser procurada imediatamente. O diagnóstico da coqueluche em estágios iniciais é difícil, uma vez que os sintomas podem parecer como resfriado ou até mesmo outras doenças respiratórias. A tosse seca é um forte indicativo da coqueluche, mas para confirmar o diagnóstico o médico pode pedir os seguintes exames:
Coleta de material de nasofaringe para cultura.
PCR em tempo real.
Como exames complementares, podem ser realizados hemograma e raio-x de tórax.
Em Assú pelo menos um caso da doença foi confirmado recentemente. A portadora é uma adolescente de 12 anos de idade residente no Feliz Assú. O exame foi feito em uma clínica particular. A Secretaria Municipal de Saúde ainda não se pronunciou oficialmente sobre isso. Para saber mais sobre a coqueluche clique aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário