domingo, 3 de novembro de 2019

Governo anuncia retomada das obras de recuperação do açude Pataxó

Divulgação
A governadora Fátima Bezerra recebeu na tarde desta sexta-feira, 1º de novembro, uma grande representação do município de Ipanguaçu, composta pelo prefeito Valderedo Bertoldo, vereadores e movimentos sociais. Na ocasião, o secretário Fernando Mineiro (gestão de Projetos) apresentou um relatório de todas as ações do Governo para destravar a obra de recuperação da barragem de Pataxó e anunciou a retomada das obras até o final deste ano. “Esta reunião é uma demonstração clara do nosso compromisso para com a população de Ipanguaçu. Tenho a alegria de trazer no meu histórico de parlamentar, a emenda responsável pelo ponta pé inicial desta obra e, se Deus quiser, serei a governadora que vai entregar a barragem de Pataxó revitalizada”, ressaltou.
O açude público do Pataxó, que tem capacidade de acumulação de 15 milhões de metros cúbicos de água, hoje está com quase 70% de capacidade. Fica no município de Ipanguaçu foi projetada e construída pelo DNOCS em 1953. O projeto de recuperação da barragem foi elaborado em 2014, passou por muitos entraves ambientais e sociais e estava paralisada. O projeto é financiado por meio de convênio com Banco Mundial, que solicitou uma readequação do projeto com o acompanhamento de um grupo de técnicos de segurança de barragens. “Desde o início desta gestão trabalhamos com afinco para solucionar os entraves deste projeto, vencidas as etapas de desapropriações e longo processo de negociação com o Banco Mundial, concluímos a etapa de contratação da empresa que fará as adequações no projeto. A empresa contratada terá o prazo de 30 dias para entregar o projeto e em logo em seguida, as obras poderão ser reiniciadas”, ressaltou Mineiro.  Os vereadores expressaram preocupação quanto à barragem de São Miguel II, privada, localizada no município de Fernando Pedroza, com capacidade de 8,5 milhões de metros cúbicos, e que apresentava sérios danos no seu barramento. O secretário adjunto de Recursos Hídricos, Carlos Nobre, esclareceu que esta barragem foi fiscalizada e notificada pelo Governo do Estado, por meio do Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn) e está em processo de recuperação pelo proprietário.
Isso dá uma segurança a mais para toda a região. O risco dessa barragem ter algum problema, poderia desaguar em duas outras barragens São Joaquim e Novo Angicos e consequentemente atingir a barragem de Pataxó. Os riscos estão bem minimizados com a recuperação iniciada”, destacou.
Viemos aqui hoje buscar sensibilizar o governo para dar celeridade a recuperação da barragem Pataxó. Saímos muito satisfeitos, pois foi apresentado um cronograma das ações que o Governo do Estado vem realizando desde o início do ano. Vimos o emprenho da Governadora, do secretário Mineiro e da secretaria de Recursos Hídricos em realizar esta obra. Vamos chegar em Ipanguaçu e informar à população, tranquilizar toda a comunidade que as obras serão retomadas em breve”, disse o prefeito Valderedo Bertoldo.
A governadora destacou ainda o comprometimento de toda a equipe técnica e das secretarias envolvidas para dar celeridade ao andamento do processo, visto que a recuperação da barragem representa a segurança da população não só de Ipanguaçu, como também dos municípios vizinhos.
Fonte: Governo do Rio Grande do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário