sábado, 4 de julho de 2020

Centro de Atendimento para Enfrentamento a Covid-19 será aberto em Assú na próxima segunda-feira

Será aberto na próxima segunda-feira, dia 06 de julho em Assú o Centro de Atendimento para Enfrentamento a Covid-19. De acordo com a secretária municipal de saúde Lillian Fagundes, a unidade é considerada uma ação de extrema relevância nesse momento de pandemia causada pelo novo Coronavirus. Seguindo orientação do Ministério da Saúde, o Centro de Atendimento servirá exclusivamente para identificar e tratar os casos de pacientes com sintomas leves de Coronavirus possibilitando que os demais serviços oferecidos nas unidades de saúde da Atenção Primária, como cuidados com a saúde da criança, consultas de pré-natal, acompanhamento de pessoas com doenças crônicas como diabetes e hipertensão, sejam mantidos e retornem à rotina habitual.
Equipamos o Centro com sala de acolhimento e triagem, consultórios médicos, salas de isolamento e de coleta. Além disso  montamos uma equipe além do mínimo estabelecido para o Tipo 1 dos Centros que é o que a nossa cidade comporta e teremos dois médicos em escala de plantão de 12 horas, dois enfermeiros e quatro técnicos de enfermagem atendendo de 08h às 20h, assim quem trabalha terá mais oportunidade de procurar o serviço [de saúde]”, disse a secretária.
O Centro de Atendimento para Enfrentamento a Covid-19 irá funcionar no prédio do Centro de Reabilitação Integrada (CRI) localizado na Avenida Senador João Câmara vizinho ao Centro Clínico Dr. Ezequiel Epaminondas da Fonseca Filho. A secretária acrescentou que os pacientes do Centro não terão contato com os que tenham testado positivo para Covid-19 e a chegada destes será por intermédio da vigilância em saúde e da equipe de monitoramento em saúde. Em casos mais graves de infecção os pacientes são encaminhados para unidades de referência como a UPA Dr. Milton Marques de Medeiros no Alto São Francisco. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário