sábado, 24 de julho de 2021

Alocação de águas do Sistema Hídrico Armando Ribeiro Gonçalves – Mendubim é tema de reunião realizada pela Agência Nacional das Águas

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, representado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e Instituto de Gestão das Águas do Estado do Rio Grande do Norte (Igarn), participou da Reunião de Alocação de Águas do Sistema Hídrico Armando Ribeiro Gonçalves - Mendubim, realizada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), na manhã desta sexta-feira (23).

A reunião teve como objetivo regular os usos das águas da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves e Mendubim, além dos rios Paraú e Açu a jusante, para o período compreendido entre agosto de 2021 a julho de 2022.

Para a Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, ficou definido que são liberadas as seguintes vazões: 250 l/s para o abastecimento público, 50 l/s para demais usos no reservatório, 100 l/s para abastecimento do Canal do Pataxó,832 l/s para demais usos no Canal do Pataxó, 700 l/s para abastecimento a jusante, 6.466 l/s para demais usos a jusante e 2.050 l/s para perenização a jusante. 

Já no caso do açude Mendubim, as vazões liberadas serão as seguintes: 10 l/s para usos no reservatório, 80 l/s para usos no rio Paraú a jusante do Mendubim e 120 l/s para a perenização do rio Paraú.

Todos os volumes apresentados representam valores médios de vazão, podendo ser aumentados ou reduzidos de acordo com as necessidades verificadas de acordo com o período de estiagem e a quadra chuvosa, sempre necessitando a anuência da ANA.

A reunião contou com a participação de entes da esfera Federal e Estadual, prefeituras, câmaras municipais, sindicatos, associações e sociedade civil em geral.

Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário