quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Assú terá segunda edição do Projeto Mulheres do Nosso Bairro

O projeto Mulheres do Nosso Bairro, da ENGIE Brasil Energia, ganha uma segunda edição. Os resultados da primeira edição foram tão significativos que a empresa lançou o segundo edital para oferecer apoio financeiro a empreendimentos locais liderados por mulheres do RN, mais especificamente em Assú, Lajes e Pedro Avelino, cidades onde a companhia tem usinas em operação (Central Fotovoltaica Assu V) e implantação (Conjunto Eólico Santo Agostinho), respectivamente.
A nova edição vai contemplar 25 empreendimentos locais de pequeno porte para aceleração no negócio, com fomento de R$ 10 mil cada. O projeto está ainda mais forte, após parceria da ENGIE com o Consulado da Mulher, ação social da Cônsul.
Além disso, três Organizações da Sociedade Civil (OSC) vão atuar como multiplicadoras do projeto. Cada uma delas será capacitada pelo Consulado da Mulher e terão um aporte de R$ 40 mil. Dessa forma, poderão investir na capacitação das 25 empreendedoras individuais. Com isso, 75 beneficiadas poderão ganhar R$ 2 mil como fomento, desde que concluam a capacitação proposta. Adicionalmente, as que se destacarem receberão equipamentos da linha branca da Consul.
A ideia chega para combater os impactos causados pela pandemia da covid-19, principalmente às mulheres. Isso por serem as mais afetadas e as que levarão mais tempo para restaurar as condições socioeconômicas anteriores a março de 2020.
Com investimento em torno de R$ 1,2 milhão, o projeto contribui diretamente para Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU, ou seja, alcançar a igualdade de gênero e empoderar mulheres e meninas.
O Mulheres do Nosso Bairro representa um reforço à adesão da ENGIE aos “Princípios de Empoderamento das Mulheres” (WEPs, sigla em inglês de Women’s Empowerment Principles), uma iniciativa da ONU Mulheres.
Inscrições
As inscrições para a nova etapa do programa Mulheres do Nosso Bairro poderão ser realizadas entre os dias 19 de outubro e 05 de novembro, pelo www.mulheresdonossobairro.com.br, onde as proponentes serão direcionadas para inscrição de seus projetos na Plataforma do PROSAS, em edital criado para essa ocasião. A organização conjunta deste 2º edital entre a ENGIE e o Consulado da Mulher, ação social da Cônsul (uma das marcas Whirlpool), foi possível em razão da iniciativa Parcerias do Bem, estabelecida pela ENGIE com engajamento dos seus clientes.
O projeto
Criado e implantado em 2020, o Projeto Mulheres do Nosso Bairro é uma das iniciativas para enfrentar os males causados pela pandemia. Basicamente, o projeto consiste em fomentar o empreendedorismo e a geração de renda, além de oferecer cursos gratuitos de capacitação, informações sobre redes de apoio, ações de sensibilização e conscientização para combater a violência doméstica, e suporte à saúde. 
A primeira edição contou com mais de 300 inscrições e selecionou 28 empreendimentos de 23 municípios em 10 estados, que receberam aportes de R$ 5 mil, R$ 10 mil e R$ 20 mil reais. Em menos de um ano, os negócios apoiados mais que duplicaram suas receitas (incremento médio de 139%) com 96% das empreendedoras se sentindo mais confiantes e preparadas para a condução de seus estabelecimentos.
Outro ponto de destaque é que em 40% dos casos o empreendimento já se tornou a principal fonte de renda familiar. Além desse resultado positivo, foi possível observar uma melhora na qualidade de vida das participantes: o índice de felicidade dessas mulheres com os seus negócios alcançou 91,2%.
Exemplo
Franciane Bezerra, da cidade de Assú, foi uma das contempladas nacionalmente com a primeira edição do projeto Mulheres do Nosso Bairro. Ela inscreveu o projeto “Mulheres em Ação”, que inclui a Cozinha Piató (da comunidade quilombola Bela Vista Piató), reunindo 11 mulheres na fabricação de alimentos típicos da região (bolos, doces, bolachas e doces). O mesmo projeto recebeu o prêmio de R$ 20 mil para fortalecer o empreendimento. Atualmente, Franciane e mais 10 mulheres têm seu negócio fortalecido, gerando renda para várias famílias.
Fonte: Engie Brasil/Zumba Comunicação

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