segunda-feira, 12 de março de 2018

Governo do Estado lança CNH digital no Rio Grande do Norte

Imagem ilustrativa
Os condutores do Rio Grande do Norte já podem solicitar sua Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e). O novo documento digital foi lançado pelo governador do Estado, Robinson Faria, em ato realizado na Governadoria, reunindo o diretor geral do Detran, Eduardo Machado, além de coordenadores e técnicos do órgão de trânsito estadual. Na ocasião, o diretor Eduardo Machado explicou o procedimento para obtenção da CNH-e, que funciona armazenando todas as informações da CNH impressa, garantido sua autenticidade e contando com o mesmo valor jurídico e demais prerrogativas do documento físico.
O Denatran deu o prazo de até 1° de julho para a implantação da CNH-e, porém, o Detran do Rio Grande do Norte se antecipou e implantou o sistema quatro meses antes do prazo”, comentou Eduardo Machado.
A primeira CNH Digital implantada no RN foi a do governador Robinson Faria, que serviu de modelo apontando todas as fases do processo até a conclusão, quando foi possível o acesso do documento digital autenticado visualizado no smartphone. A solicitação da CNH-e é opcional e no Rio Grande do Norte não vai gerar nenhum custo ao condutor. A funcionalidade do serviço é conseguida por meio de um aplicativo que pode ser feito o download nas plataformas digitais do Google Play Store (Android) ou App Store (iOS). Outro ponto é que a CNH Digital somente pode ser gerada para quem possui a CNH impressa com QR-Code. Esses documentos começaram a ser emitidos a partir de maio de 2017. Os condutores que não possuem o novo modelo e desejam ter CNH-e devem solicitar a segunda via do documento físico no Detran. É importante lembrar que antes do condutor baixar o aplicativo da CNH Digital, ele deve entrar no site no Portal de Serviços do Denatran e preencher o cadastro de usuário com informações de nome completo, CPF, data de nascimento, email e cadastrar uma senha. Em seguida, deve se dirigir a uma unidade do Detran para confirmar seus dados. Depois, baixa o aplicativo gratuito e acessa por meio de um código de ativação que deve ser enviado para o email do usuário diretamente pelo Denatran. Já aquele condutor que possui certificado digital não precisa ir ao Detran, no site do Denatran todo o procedimento pode ser resolvido. De acordo com informações repassadas pelo setor de Estatística do Detran, o RN conta com 825.570 condutores cadastrados na base de dados do sistema de Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach). Desse total, 170.644 condutores já possuem CNH com QR-Code, ou seja, quase 21% dos motoristas habilitados do Estado.
Fonte: Detran/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário