quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

‘Pegando rabeira’: Homem sobe na traseira de caminhão em movimento na BR 304

Como quem parece não ter ideia do risco que corre e ao mesmo tempo demonstrando a ‘segurança’ de quem é prático na matéria, esse homem que subiu na traseira desse caminhão que transporta produtos inflamáveis. O fato se deu na BR 304 próximo a Ponte Felipe Guerra na manhã desta última quarta-feira, 09 de janeiro. Embora o veículo não tivesse desenvolvendo alta velocidade a imprudência é clara. O homem é um vendedor de água mineral, pipoca e outros produtos. Sua barraca fica próxima da ponte que está em obras. Aparentemente ele queria ‘diminuir as passadas’. 

A prática conhecida como ‘pegar rabeira’ foi colocado em discussão na Câmara dos Deputados maio do ano passado. Na oportunidade o projeto de lei 10192/2018, apresentado pelo deputado Antonio Carlos Mendes Thame, do PV-SP deu entrada na Casa com a proposta de tornar passível de multa para o pedestre ou ciclista que se pendurar em veículos. O projeto de lei altera o Artigo 235 e 255 da Lei 9.503/1997, o Código Brasileiro de Trânsito e estabelece que os pedestres ou ciclistas que utilizarem veículos para serem rebocados, poderão ser multados se forem flagrados por agentes de trânsito. Atualmente, nesses casos, as multas são dadas aos motoristas, que muitas vezes nem tem conhecimento de ter alguém pendurado na traseira do seu veículo.
Segundo o Blog do Caminhoneiro, “o projeto ainda precisa ser apreciado pelo presidente da Câmara dos Deputados e ser votado, antes de efetivamente se tornar lei”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário