Divulgação
O mês de junho é particularmente especial para a região
Nordeste, sobretudo em função dos festejos dos santos Antônio, João e Pedro. No
caso específico do São João, uma cidade potiguar aposta mais fortemente na
data. Em Assú, distante 220 km de Natal, o festejo junino une-se à devoção ao
padroeiro da cidade em um verdadeiro caldeirão de eventos que enaltecem a fé e
cultura do seu povo.
Anualmente, shows de artistas nacionais, festival de
quadrilhas juninas e vários projetos culturais se espalham por cerca de duas
semanas na cidade em festa. Para aferir os impactos do evento na economia do
município e traçar um perfil do público que circulou por ele, o Instituto de
Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio da Fecomércio Rio Grande do Norte
(IPDC/Fecomércio RN) foi à cidade entre os dias 21 a 24 de junho e entrevistou
500 pessoas, em pontos estratégicos da festa.
Os dados foram apresentados no final da manhã desta
quinta-feira, 19 de julho, pelo presidente do Sindicato do Comércio Varejista
da cidade, Francisco de Assis Barbosa e pelo diretor Executivo da Fecomércio
RN, Jaime Mariz, em evento realizado no Cine Teatro Pedro Amorim que contou com
a presença do prefeito da cidade, Gustavo Montenegro Soares, além de
secretários municipais, vereadores e empresários.
De acordo com o levantamento do IPDC, com base no público
fornecido pela Prefeitura de Assú, que foi de mais de mais de 315 mil pessoas
participantes do evento, o São João de Assú 2018 fez circular na economia da
cidade mais de R$ 25 milhões. Destes, quase R$ 15 milhões foram deixados pelos
turistas. Com relação ao público do São João de Assú este ano, a pesquisa
revelou que 53,2% eram homens e 46,8% eram mulheres. A maioria tinha entre 25 a
44 anos (57,4%) e mais de 65% estavam acompanhados de seus familiares. A festa
concentrou grande parcela de potiguares (94,6%), sendo 60,8% moradores de Assú.
39,2% dos entrevistados pelo IPDC eram turistas (aquele que efetuou pelo menos
um pernoite na cidade) e visitantes (aquele que permaneceu menos de 24 horas na
cidade para participar de alguma atividade da festa), vindo de outras cidades e
estados, como Ceará (1,6%), Paraíba (1%) e Pernambuco (0,6%), interessados em
conhecer e visitar a cidade e em participar da festa.
Entre os turistas, 70,8% escolheram casas de parentes ou de
amigos para se hospedar e 21,6% hotéis e pousadas. O gasto médio diário
individual dos assuenses na festa foi de R$ 54,11, contra R$ 119,20 gastos
pelos turistas e visitantes. Entre os entrevistados, 87,2% já haviam
participado de alguma outra edição do São João de Assú e 12,8% estavam
participando pela primeira vez do evento, inclusive, 26,4% dos turistas e
visitantes estavam conhecendo pela primeira vez a festa que comemorou 292 anos.
O público tomou conhecimento do São João de Assú de diversas
formas: através de amigos e parentes (24,6%), internet (20,8%) e outros já
conheciam o evento (59,8%). Os aspectos que mais motivaram a ida ao município
da região Oeste para conhecer o São João foram a alegria, animação do evento
(51%), atrações musicais divulgadas (41%), atrativos gratuitos (23,8%), lazer e
turismo (21%) e a decoração da cidade (16%).
Dentre esses, os locais mais frequentados pelos turistas,
visitantes e pela população local foram os espaços das atrações musicais (43%),
festival de quadrilhas juninas (30,8%) e bares e restaurantes (20,6%).
Os entrevistados também avaliaram os pontos do evento,
classificando-os entre bons, ótimo, regular ou ruim. Neste ponto, os itens com
maiores percentuais de “ótimo e bom”
foram hospedagem (97,3%), estrutura do evento (91,8%), decoração da cidade
(91,3%), organização do evento (90,9%) e atrativos culturais (90,8%). Chamaram
a atenção negativamente os itens: transporte (28,3%), limpeza pública (15,1%) e
a divulgação (14,8%).
No geral, 97,2% dos entrevistados pelo IPDC da Fecomércio
RN pretendem voltar em uma nova edição do São João de Assú e quase 99% (98,8%)
do público indicam a ida ao evento. Entre 1 a 10, a nota média do evento dada pelos
entrevistados foi de 8,64.
“Parabéns a Assú por
sua grande festa junina. O Sindivarejo se sente realizado pelo sucesso da
festa, e por estar sempre contribuindo para o desenvolvimento econômico e
social da cidade. Gostaria de agradecer à Fecomércio pelo empenho em realizar a
pesquisa, que nos mostrou esta radiografia do São João 2018”, disse o
presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Assú, Francisco de Assis
Barbosa.
Diante dos números positivos do evento, o prefeito da
cidade, Gustavo Montenegro Soares, declarou que se sente na “obrigação de investir ainda mais na festa”.
“Diante de um
investimento de R$ 1,5 milhão que fizemos no evento, ter um número de mais de
R$ 25 milhões de retorno, é um resultado muito bom. É muito dinheiro
circulando, é muito desenvolvimento para um período tão curto. Gostaria de
agradecer o empenho de todos em realizar a festa, e também à Fecomércio e ao
Sindivarejo por nos presentear com estes dados”, comemorou. A notícia é do
site da Fecomércio/RN. Para ter acesso a pesquisa completa basta clicar aqui.
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