domingo, 31 de março de 2019

Emater/RN: Sementes que beneficiarão produtores da região estão sendo recebidas na Conab de Assú

Reprodução
Está sendo acolhida no interior da unidade de armazenamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na cidade do Assú toda a quantidade de sementes que atenderão a agricultores familiares cadastrados no Programa Banco de Sementes, do Governo do Estado, na área de jurisdição administrativa do escritório regional do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte (Emater/RN), em Assú. O acondicionamento das sementes nos depósitos da Conab, é confirmado pelo diretor regional da Emater/RN, Edimilson José. Atualmente o estado conta com 1.614 bancos de sementes, distribuídos por 159 municípios potiguares. Juntos eles atendem 52.565 agricultores cadastrados pela Emater/RN.
Para aquisição das sementes foram investidos R$ 7,8 milhões, provenientes dos cofres públicos estaduais, conforme dado divulgado pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape). A distribuição das sementes fica sob a responsabilidade da Emater/RN, por meio das suas 10 Gerências Regionais. As sementes são provenientes da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). As regionais contempladas são: Pau dos Ferros, Mossoró e Umarizal, Assú, Caicó, Currais Novos, João Câmara, Santa Cruz, São Paulo do Potengi e São José de Mipibu.
Reprodução
Até agora só receberam os Regionais da Emater de Pau dos Ferros, Umarizal, Mossoró e agora Assú. Para os 20 municípios do nosso regional são 28 mil 160 quilos de milho potiguar, 3 mil 940 quilos de feijão riso do ano e 20 mil 408 quilos de feijão potiguar e 21 mil 170 quilos de sorgo. Estaremos recebendo o sorgo amanhã, dia 1º de abril e a entrega para os representantes dos bancos de sementes em cada município inicia nesta terça-feira. As prefeituras entram com o apoio logístico e viabilizam o transporte, o carrego na Conab e o descarrego nas comunidades”, esclareceu Edmilson José.

Nenhum comentário:

Postar um comentário