sábado, 8 de agosto de 2020

Professores da UERN apresentam resultados de pesquisa sobre os efeitos da pandemia na fruticultura do Vale do Açu

Os fruticultores do Vale do Açu estão enfrentando vários problemas com a baixa produtividade, em comparação com outras áreas produtoras do Nordeste, e as consequências da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Os efeitos da crise foram mais severos com o segmento da manga, que teve uma queda de receita no primeiro semestre de 2020 de 41% em relação ao mesmo período do ano passado. Já no caso da banana, as perdas foram menores, mas, mesmo assim, significativas com 15% a menos. Esses dados foram apresentados pelos professores Joacir Rufino de Aquino (Economia) e Raimundo Inácio da Silva Filho (Geografia), do Campus Avançado de Assú, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), durante a 5ª Reunião do Comitê Gestor do Território Açu-Mossoró 2, do Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste (PRODETER/BNB), realizada pela plataforma Google Meet na última quinta-feira, 06. Os docentes apresentaram e discutiram sobre os “Impactos da Covid-19 na fruticultura irrigada (banana e manga) do Vale do Açu”, estudo produzido a partir de um questionário aplicado durante o mês de julho, contemplando 33 fruticultores que fazem parte do público do Prodeter, sendo entrevistados 14 produtores de manga e 19 produtores de banana.
Os questionários, aplicados por parceiros do projeto ligados à Associação dos Produtores de Manga (ASPROM), Emater e BNB, visaram coletar informações sobre múltiplos aspectos: área produtiva e colhida, produção, produtividade, canais de comercialização, variação de preços, acesso a crédito, entre outras variáveis.
Segundos os professores, estes e outros resultados da pesquisa poderão ajudar os diversos atores envolvidos na estratégia do PRODETER-BNB e do Plano de Ação Territorial (PAT) da Fruticultura (manga e banana) – Território Açu-Mossoró 2, na busca por caminhos que possam auxiliar os empreendedores da fruticultura a enfrentar a crise atual e vislumbrar seu fortalecimento no futuro.
O Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão, da Uern, em Assú, integra o Comitê desde o seu lançamento, em novembro de 2019, e, neste período, tem contribuído dentro da sua missão para o êxito das ações dentro da política de estudo e fortalecimento do desenvolvimento da região.
Fonte: UERN

Nenhum comentário:

Postar um comentário