quinta-feira, 18 de julho de 2019

Direc de Assú realiza I Encontro Regional de Educação para os Direitos Humanos

A 11ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (Direc), unidade gestora da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), realiza, no próximo dia 26, o I Encontro Regional de Educação para os Direitos Humanos (EREDH), evento cujo objetivo é discutir acerca das questões relacionadas à promoção dos direitos humanos sob a perspectiva socioeducacional. Realizado em parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e com a Prefeitura Municipal, o Encontro acontece no Campus da UERN em Assú. Voltado para profissionais da Educação, Direito e Serviço Social, bem como à toda comunidade interessada, o evento conta com programação diversificada e interdisciplinar, abordando temas que permeiam entre os diversos setores dos Direitos Humanos e sua execução nos âmbitos social e educacional. As inscrições para participar do I EREDH são gratuitas, com um número de 250 vagas, e podem ser realizadas até o dia do evento por meio de formulário eletrônico. Supervisor de Educação Especial e Diversidade da 11ª Direc, o professor Vitor Mendes, destaca que o objetivo principal da realização do evento é estimular, por meio de uma discussão interdisciplinar, o interesse a respeito dos Direitos Humanos e sua importância na no desenvolvimento de uma sociedade equilibrada.
A nossa motivação para realizar o evento partiu da necessidade de promover a discussão, em nossos profissionais e estudantes, sobre o sentimento de zelo e compromisso ao direito humano, principalmente no que diz respeito às singularidades de cada um e no reconhecimento da pluralidade cultural”, destaca o professor.
Programação
Nesta primeira edição, o Encontro terá início com a palestra de abertura “Educação em Direitos Humanos: um desafio para o século XXI”, às 8h, ministrada pelo assessor do Núcleo Estadual de Educação para a Paz e Direitos Humanos (NEEPDH/SEEC), Thiago Paula, que também é doutor em História pela Universidade Federal do Paraná (UFRP).
Em seguida, o evento tem continuidade com a Mesa de Diálogo “Educação para os Direitos Humanos: promoção/criação de uma agenda possível”, um momento conduzido por profissionais da Educação, Assistência Social e Direito.  A Mesa levantará temas como “Violência e Drogas nas Escolas”, “Direitos Humanos para os Estudantes com Deficiências e em Situação de Acompanhamento Domiciliar/Hospitalar”, “Direitos Humanos para quilombolas, indígenas e comunidade LGBTQI+”, entre outros pontos.
Fonte: Governo do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário