sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Programa Vida no Trânsito é apresentado em Assú

O Programa Vida no Trânsito em consonância com Programa RN+Saudável foi apresentado nesta quarta-feira, dia 14, na cidade do Assú. Nesta reunião realizada por diversas pastas, foram debatidas as propostas do programa e a forma como ele pode atuar e se integrar às ações de promoção à saúde e prevenção aos acidentes de trânsito nos municípios. Participaram do encontro as instituições: Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), a Polícia Rodoviária Estadual (CPRE), DETRAN, Regional de Saúde da região, Secretaria Municipal de Educação, DEMULTRAN- Secretaria Municipal de Trânsito, SAMU, Moto Oeste e Instituições não governamentais lideradas por mães que perderam seus filhos em acidentes de trânsito. A participação dos futuros os membros do Projeto Vida no Trânsito - Assú. A reunião foi bastante enriquecedor para construção das relações Intersetoriais e Multissetorias na região do Vale.
Já ocorrem ações desta natureza, e agora com o apoio técnico do Programa a nível Estadual irão potencializar as experiências exitosas que apontam para a promoção da saúde e prevenção dos acidentes terrestres. Houveram, diálogos qualificados na perspectiva de ampliar essas políticas já com possíveis encaminhamentos de Ações em conjunto de conscientização nos Centros Universitários, Mobilização de conscientização nas ruas com a união das ONG’s e os órgãos públicos durante grandes eventos da cidade e datas de sensibilização, como na Semana Nacional de Trânsito, Dia em Memória as Vítimas de Trânsito, Maio Amarelo e Dia dos Finados.
Com trabalho integrado, qualificado e comprometido com a melhoria da qualidade de vida conseguiremos fazer a diferença, reduzindo de forma impactante os indicies de acidentes. Segundo o Sistema de Informação de Mortalidade - SIM, revela que no ano 2018 um total de 585 mortes, destas 50,25% (294) estavam da faixa de etária de 10 a 40 anos, dados estes de todos os 167 municípios do Estado”- Relatou, Harinson C C Almeida- Membro do PVT/RN.
Um dos parceiros Programa Vida no Trânsito (PVT), que engloba diversos órgãos da administração direta e indireta do Estado, em busca da diminuição dos acidentes de trânsito, que impactam em áreas diversas, para cumprimentos de metas dentro do eixo de cultura de paz e contra violência prevista programa. De acordo com Flávio Câmara, subcoordenador de Educação do Detran  “foram incrivelmente construtivos para novas parcerias e em volta de um único objetivo, que é melhoria da qualidade de vida da nossa população”.
Por depoimento da Sra. Antônia D'arc Soares da Silva (Loura Soares ), da sociedade civil, onde expressou a necessidade deste programa na fala: “a perca prematura do meu filho criamos  apenas um projeto TRÂNSITO LEGAL SEM VÍTIMA FATAL de iniciativa familiar, para sair do LUTO a LUTA, com realizações de campanhas por VIDA NO TRÂNSITO.  Aos poucos chegarmos lá e agora com o PVT... Juntos somos mais fortes”.
Conteúdo enviado pela professora Maria Aldeíza diretora da 11ª DIREC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário