sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Sesap: Assú encerrou 2019 com quase 250 casos confirmados de dengue

Imagem meramente ilustrativa
A Secretaria do Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap/RN) por meio da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (Suvige) divulgou nesta quinta-feira, 23 de janeiro o boletim das arboviroses, referente ao período da semana epidemiológica 01 a 52, encerrada em 28 de dezembro de 2019. O boletim apresenta o total de casos registrados em 2019 quando foram notificados 39.056 casos suspeitos de dengue, com 10.792 confirmações, o que representa uma incidência de 1.122,62 casos por 100.000 habitantes. Em se tratando das Regiões de Saúde Pública, o Assú Todo Dia destaca os dados da 8ª Região sediada em Assú. No município polo do Vale os casos notificados de dengue chegaram a 943. Destes foram confirmados 247. Sobre a chikungunya foram 872 notificações e 244 confirmações. Já em relação a zika foram 50 notificações e 04 confirmações.
Veja a baixo os dados de todos os municípios da Oitava Regional
Reprodução - Clique na imagem para ampliar
A Sesap orienta em seu site oficial a realização das ações de prevenção e educação em saúde executadas pelos municípios, bem como orienta e supervisiona o trabalho realizado pelos agentes de endemias para controle do vetor, o mosquito Aedes aegypti. Além disso, são realizadas as operações de aplicação do inseticida por meio dos carros fumacê, que devem ocorrer apenas quando houver necessidade do controle de surtos e epidemias por arboviroses. A subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap, Alessandra Lucchesi, destaca que municípios e a população têm um papel essencial na prevenção dessas doenças.
É necessário que todos tomem as medidas de prevenção à proliferação do mosquito: receber o agente de combate às endemias em suas residências, eliminar água de vasos de flores, tampar tonéis e tanques, não deixar água acumulada, lavar semanalmente depósitos de água, manter caixas de água e tanques devidamente fechados e colocar o lixo em sacos plásticos, mantendo a lixeira fechada, entre outras”.
Para ter acesso ao Boletim Epidemiológico com os dados em novel de Estado é só clicar aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário