segunda-feira, 20 de junho de 2022

Sesap realiza capacitação na Linha de Cuidado HIV/AIDS

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Coordenadoria de Vigilância à Saúde, da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica e do Programa Estadual de IST, aids e Hepatites Virais, realizará três capacitações na Linha de Cuidado HIV/aids, com ênfase na gestante, parturiente, puérpera e recém-nascido.

Os eventos acontecerão de forma virtual, nos dias 21 e 28 de junho e 05 de julho, através do link: https://conasems-br.zoom.us/j/87337546232. As capacitações são direcionadas a enfermeiros, farmacêuticos, médicos, nutricionistas e profissionais dos núcleos hospitalares de vigilância epidemiológica que atuam nas maternidades.

A realização desse evento sinaliza a importância e o compromisso de se promover ações que culminem na qualificação do processo de cuidado da gestante, da parturiente, da puérpera com HIV/aids e da criança exposta, no momento do parto, tendo como estratégia essencial a prevenção da transmissão vertical (da mãe para o bebê) dessa infecção. Ressalta-se que essa capacitação está contemplada no Plano Estadual de Enfrentamento à Transmissão Vertical, que tem como objetivo reduzir as infecções sexualmente transmissíveis, da mãe para o bebê, como problema de saúde pública no Estado do Rio Grande do Norte. A condução adequada durante o pré-natal, parto e puerpério das mulheres vivendo com HIV diminui o risco de transmissão vertical, além de impactar positivamente na qualidade de vida das mulheres que convivem com a infecção”, afirmou Renata Gadelha, enfermeira epidemiologista do Programa Estadual de IST/aids e Hepatites Virais.

É importante destacar o compromisso da Sesap no cuidado integral a esse segmento populacional, com o incentivo à realização de testes rápidos para diagnóstico do HIV, o início de tratamento precoce, o fornecimento de fórmula láctea infantil para as crianças expostas, a dispensação do medicamento cabergolina para as puérperas e a investigação dos casos de transmissão vertical do HIV, além de outras ações”, ressaltou Diana Rêgo, subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica.

Programação do evento

A primeira capacitação será no dia 21 de junho, das 09h às 11h, será realizada uma capacitação sobre o tema: “Notificações compulsórias do HIV”, ministrada pela Especialista em Saúde Pública e em Epidemiologia do Programa Estadual de IST/aids e Hepatites Virais do RN, Amanda Dantas.

Em seguida, no dia 28 de junho, das 10 às 12h, será abordado o tema “Notas Técnicas do Estado e investigação dos casos de transmissão vertical em âmbito hospitalar”, pela Doutoranda em Enfermagem e técnica do Programa Estadual de IST/aids e Hepatites Virais, Renata Gadelha.

Para encerrar, em 05 de julho, das 10 às 12h, sobre o tema “Fluxo de antirretrovirais, cabergolina e insumos de prevenção ao HIV”. O curso será ministrado pelo Especialista em Gestão da Assistência Farmacêutica da Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat/RN), Thiago Vieira da Silva.

Fonte: Sesap/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário